
Interessados em trabalhar como recenseadores do Censo Demográfico de 2021 têm à disposição um simulador de qual remuneração poderão receber.
O serviço foi disponibilizado pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma vez que não há valor fixo para o cargo de recenseador.
O valor da remuneração varia de acordo com a produção de cada recenseador. Ou seja, ganha mais quem entrevistar mais famílias e, portanto, coletar mais dados.
O trabalho de campo começa em agosto. A orientação é que cada recenseador trabalhe, ao menos, 25 horas semanais, incluindo feriados e finais de semana.
Quanto ganha um recenseador do censo 2021?
O simulador está disponível no site do censo. Para calcular o quanto você pode receber, é necessário indicar o município onde você vai trabalhar e a quantidade de horas trabalhadas. A reportagem do site da TV Jornal fez dois testes.
No primeiro, calculou a hipótese de um recenseador que trabalha no Recife, durante 25 horas por mês. Neste caso, a calculadora estima que a remuneração mensal será de R$ 1.109,08.
No segundo teste, imaginando o cenário de um recenseador que trabalhe na cidade do Recife, mas por 50 horas semanais, a estimativa do valor da remuneração subiu para R$ 2.241,36.
"O simulador que estima a remuneração do candidato a recenseador do Censo 2021 utiliza como base de cálculo as características de cada município, os tempos médios de duração das entrevistas e deslocamento durante o trabalho de coleta", explica uma nota técnica divulgada pelo site.
Concurso IBGE 2021
As inscrições para o concurso de recenseador foram abertas nesta terça-feira (23) e seguem até o mês de março. As provas serão aplicadas em abril.
>> Concurso IBGE 2021: Inscrições para 180 mil vagas para nível fundamental começam nesta terça
O contrato deve ter 3 meses de duração, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade.