urina preta

Síndrome de Haff: Irmã recebe alta, mas veterinária segue na UTI com doença da urina preta

As irmãs Pryscila Andrade e Flávia Andrade foram infectadas com a doença da urina preta (Síndrome de Haff)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/02/2021 às 21:20 | Atualizado em 28/09/2022 às 7:29
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Síndrome de Haff tem causado internações ao redor do Brasil. A veterinária Pryscila Andrade, de 31 anos, é uma das mulheres que foram internadas após infecção pela doença da urina preta ao ingerir um peixe da espécie arabaiana.

A paciente segue internada na UTI de um hospital particular na área central do Recife, nesta quinta-feira (25), de acordo com as informações repassadas por sua mãe.

Já a irmã dela, a empresária Flávia Andrade, recebeu alta Síndrome de Haff e concedeu entrevista ao programa Por Dentro com Cardinot, da TV Jornal.

"No ato do socorro da minha irmã, eu fiquei travada da nuca para o quadril. Eu conseguia mexer apenas pernas e braços. Pensei que era estresse, ou dor muscular", relatou Flávia Andrade sobre ter sido internada com a Síndrome de Haff

"Minha irmã foi socorrida e já encaminhada para a UTI no mesmo instante", completou.

Casos investigados de Urina Preta em Pernambuco

Além das duas irmãs que adoeceram, após comerem um peixe, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco investiga outros três casos suspeitos de Síndrome de Haff no Estado.

Os cinco casos foram notificados por um órgão da Prefeitura do Recife no início desta semana.

>> Síndrome de Haff: Entenda o que a doença causa, por que a urina fica escura e como se prevenir

A Síndrome de Haff também é conhecida como Doença da Urina Preta, causa escurecimento da cor da urina e fortes dores musculares.

Segundo especialistas, o peixe deve ser transportado e armazenado a pelo menos 28 graus.

Se você costuma comprar o produto na feira, precisa ficar atento. O peixe deve ficar no gelo para que a temperatura ideal seja mantida. Os sintomas da Síndrome de Haff surgem entre 2 a 24 horas.

O que é a Síndrome de Haff?

A Síndrome de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares.

Isso leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

As causas da doença de Haff ainda são discutidas, no entanto acredita-se que o desenvolvimento da doença de Haff seja devido a alguma toxina biológica presente em peixes de água doce e crustáceos.

É importante que essa doença seja identificada e tratada rapidamente, isso porque a doença pode evoluir rapidamente e trazer complicações para a pessoa, como insuficiência renal, falência múltipla de órgãos e óbito, por exemplo.