Todo o Estado de Pernambuco, desde a quarta-feira (03), está em uma nova fase de restrições para evitar a propagação da covid-19.
A partir das 20h, de segunda à sexta, os serviços não essenciais devem ser fechados e, praticamente, tudo vai parar.
As equipes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos estão nas ruas para fiscalizar e garantir o cumprimento da medida que visa combater o avanço da pandemia de covid-19.
"Os estabelecimentos que estiverem funcionando depois do horário permitido serão autuados e interditados", afirmou a gerente de fiscalização do Procon Pernambuco, Daniele Senna
"A gente pede a colaboração de todos, de consumidores e fornecedores para realmente cumprirem as medidas. É preciso a conscientização de toda a população’’, disse ela em entrevista ao repórter Michael Carvalho.
Toque de recolher em função da pandemia de Covid-19
As medidas são válidas até o dia 17 de março, de acordo com o Governo de Pernambuco.
Durante os dias de sábado e domingo, shoppings, lojas, academias, restaurantes, praias, clubes sociais, comércios de rua não essenciais e igrejas não podem abrir.
Os secretários de Saúde em todo o Brasil estão pedindo toque de recolher nacional para conter o avanço da covid-19. Uma carta aberta ao Ministério da Saúde onde foram solicitadas medidas mais duras.
“A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
O que pode abrir em Pernambuco?
- Supermercados - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
- Padarias - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
- Farmácias - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
- Postos de gasolina - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
- Serviços de delivery - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
- Pontos de coleta dos restaurantes - Funcionam de segunda a sexta independentemente do horário.
- Lojas dos shoppings (como abastecimento alimentar) - Funcionam de segunda a sexta das 5h às 20h
- Igrejas - Funcionam de segunda a sexta das 5h às 20h
Como foi o início da pandemia de Covid-19 no Brasil
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.
Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.