EDUCAÇÃO

Veja ranking de universidades de Pernambuco mais bem avaliadas pelo MEC

Somente uma instituição de ensino superior de Pernambuco obteve a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019.

Ascom/ UFPE
FOTO: Ascom/ UFPE

O Índice Geral de Cursos (IGC) 2019 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (23). O índice representa um indicador de qualidade, que varia de 1 a 5, e considera avaliar cursos de graduação e pós-graduação.

Os dados estaduais foram tabulados pelo Jornal do Commercio a partir do material enviado pelo Inep. Pernambuco somou 84 faculdades, centros universitários e universidades, entre públicas e privadas, com IGC calculados. Dez instituições tiveram IGC 4, o que representa 11,9%. A maioria, 58, ficou com índice 3, um total de 69%. Outros 15 estabelecimentos de ensino superior somaram IGC 2, chegando a 17,8%. Nenhuma instituição do Estado ficou com IGC 1. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, 3 é regular e 4 e 5 são satisfatórias.

>>>Pernambuco tem apenas uma universidade com nota máxima em avaliação do MEC; veja os resultados

Confira o ranking

 

Instituição com nota máxima

O Centro Universitário Brasileiro (Unibra), instituição particular de ensino, foi a única de Pernambuco a ter IGC 5. As três universidades federais do Estado - Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural (UFRPE) e Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tiveram IGC 4. A única universidade estadual, a UPE, apresentou IGC 3. Esse mesmo índice foi dado pelo MEC para o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. Do total de instituições que participaram desta edição, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas.