gripe aviária

Primeiro caso em humano da cepa H10N3 da gripe aviária é relatado na China

A Comissão Nacional de Saúde informou que a cepa H10N3 da gripe aviária tem baixo risco de se espalhar em grande escala

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/06/2021 às 11:23 | Atualizado em 12/12/2022 às 16:25
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Com informações da CNN Brasil.

Um homem de 41 anos foi confirmado, nesta terça-feira (01), como o primeiro caso humano de infecção com a cepa H10N3 da gripe aviária.

A informação foi revelada pela Comissão Nacional de Saúde da China (NHC). A vítima é moradora da província de Jiangsu, no leste da China.

Ainda de acordo com o comunicado da NHC, ele foi hospitalizado em 28 de abril após desenvolver febre e outros sintomas, mas não deu detalhes sobre como foi infectado com o vírus.

Segundo a autoridade sanitária, o paciente tem quadro estável e pode receber alta do hospital a qualquer momento. Já a observação médica de seus contatos próximos não encontrou nenhum outro caso da cepa da gripe aviária.

O que é a cepa da gripe aviária?

A Comissão Nacional de Saúde da China informou que a H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade, relativamente menos severa em aves domésticas, e risco de se espalhar em grande escala é muito baixo.

Na China, algumas pessoas que trabalham com aves já foram infectadas com várias cepas diferentes de gripe aviária.

Apesar disso, não houve um número grande de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9, que matou cerca de 300 pessoas entre 2016 e 2017.

Nenhum outro caso de infecção humana com H10N3 foi relatado anteriormente em todo o mundo, apontou a NHC.