CORONAVÍRUS

AO VIVO: acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 nesta quarta (2)


A entrevista coletiva do Governo de Pernambuco acontece no Palácio do Campo das Princesas

Gustavo Henrique Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 02/06/2021 às 16:20
Reprodução: Youtube
FOTO: Reprodução: Youtube
Leitura:

O Governo de Pernambuco realiza mais uma coletiva online sobre a covid-19 no Estado. Nesta quarta-feira (2), o evento está previsto para iniciar às 16h30, e participam o secretário estadual de Saúde, André Longo, e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Acompanhe a coletiva abaixo.

>>>Quais máscaras garantem melhor proteção contra a covid-19? Veja ranking baseado em estudo da USP

>>>É gripe, dengue ou covid-19? Veja diferenças das doenças e saiba onde receber atendimento em cada uma delas

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

Assista ao vivo

Média móvel

Nesta quarta-feira (2), o Estado de Pernambuco confirmou mais 73 mortes em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Com isso, a média móvel, que leva em consideração os números dos últimos sete dias, atingiu 70 mortes e apresentou uma tendência de alta de 24%. Esse é o segundo dia consecutivo que o Estado registra alta nas mortes, após permanecer, por oito dias, em estabilidade.

Os óbitos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nas últimas 24 horas ocorreram entre os dias 18 de abril 2020, ou seja, há mais de um ano, e essa terça-feira (1º). Agora, Pernambuco totaliza 16.013 mortes pela covid-19. Os detalhes epidemiológicos dos pacientes que perderam a vida para a doença serão repassados ao longo do dia pelo órgão.

A média móvel é considerada a melhor forma de medir o comportamento da pandemia. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indicam estabilidade.

Casos

Também foram confirmados 3.551 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Estado. Entre os confirmados, 165 (4,5%) são de pacientes que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.386 (77%) são casos leves. Com isso, Pernambuco totaliza 489.145 casos confirmados da doença, sendo 45.175 graves e 443.970 leves.

A média móvel de casos segue em estabilidade por seis dias. Nesta quarta, atingiu 2.726 casos, com tendência de estabilidade em 7%.

Como usar a máscara de forma correta?

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
    De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
    Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.

Mais Lidas