CORONAVÍRUS

Vídeo que viralizou na internet mostra eficácia de máscaras N95/PFF2 na prática

Modelo de máscara garante até 98% de eficácia por capacidade de filtragem de micropartículas, segundo estudo da USP

Vídeo que viralizou na internet mostra eficácia de máscaras N95/PFF2 na prática

Máscara PFF 2 e N95 possuem 98% de eficácia - Foto: Reprodução/YouTube/Delta Plus

Um vídeo que viralizou nos grupos de whatsapp e redes sociais nesta semana mostra e ressalta, de forma inteligente e criativa, a importância e eficácia de usar máscaras para se proteger do novo coronavírus (covid-19). Nas imagens, a modelo usa uma máscara do tipo N95/PFF2, que possui a eficácia por capacidade de filtragem de micropartículas de 98%, de acordo com estudo da USP.

>>>É gripe, dengue ou covid-19? Veja diferenças das doenças e saiba onde receber atendimento em cada uma delas

>>>Quais máscaras garantem melhor proteção contra a covid-19? Veja ranking baseado em estudo da USP

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

Portando a máscara, ela recebe uma carga grande de tinta em pó (simbolizando as micropartículas que podem conter o vírus). A modelo fica completamente coberta de tinta, mas ao tirar a máscara, revela que a parte inferior do seu rosto - boca e nariz - não foi atingida pelo produto, provando, de forma didática, a proteção garantida pelas máscaras. 

Assista ao vídeo

Como usar a máscara de forma correta?

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
    De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
    Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.

Gripe x Dengue x Covid-19 - Tabela de sintomas

               SINTOMASGRIPECORONAVÍRUSDENGUE
FebreCOMUMCOMUMCOMUM
Dor de CabeçaCOMUMÀS VEZESCOMUM
CansaçoCOMUMÀS VEZESCOMUM
Manchas VermelhasNÃONÃO GERALMENTE
Dor de GargantaÀS VEZESÀS VEZESNÃO
TosseCOMUM (NORMALMENTE SECA)COMUM (GERALMENTE SECA)NÃO
Dores no CorpoCOMUMÀS VEZESCOMUM
Falta de ArMAIS RAROÀS VEZESMAIS RARO

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.