pandemia

Pernambuco flexibiliza restrições de comércio e serviços para três regiões; veja quais e período

A mudança das medidas restritivas, diante dos casos da covid-19, não são para todas as cidades de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 10/06/2021 às 17:28 | Atualizado em 28/07/2022 às 16:48
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou, em entrevista coletiva, a flexibilização das restrições para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e Norte, que voltam a ter as atividades permitidas no fim de semana até às 18h, a partir do dia 19 de junho. Durante a semana, o funcionamento segue até às 20h.

Em relação as 65 cidades do Agreste que estavam com medidas mais rígidas, a partir do dia 14 de junho, as atividades estão liberadas para funcionar, durante todos os dias de semana, até às 18h.

Já no Sertão do Estado, entre 14 a 20 de junho, apenas atividades essenciais poderão funcionar, de acordo com o governo estadual. 

Medidas restritivas por região

Grande Recife e Zonas da Mata de Pernambuco

Na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Sul e Norte, todas as atividades estão liberadas para funcionar no fim de semana até às 18h, algo que estava proibido nas últimas semanas. Já de segunda a sexta, a liberação comércio e demais serviços vai até às 20h.

Vale lembrar que é necessário seguir os protocolos de saúde contra a propagação da covid-19 no Estado.

Agreste de Pernambuco

As 65 cidades do Agreste de Pernambuco, que estavam com restrições intensas, passam a ter atividades permitidas até um limite durante toda a semana.

"Nas 65 cidades do Agreste, a partir da próxima segunda-feira (14), as atividades voltam a estar permitidas até o limite das 18h, inclusive finais de semana", explicou André Longo.

Sertão de Pernambuco

O secretário de saúde, André Longo, anunciou que o Sertão terá mais restrições a partir do dia 14 de junho.

O motivo são os altos indicadores de solicitações por leitos de UTI na região. De acordo com o secretário, o Sertão vive o pior momento da pandemia de covid-19.

"Diante dos indicadores atuais, nós vamos ampliar as restrições na terceira Macrorregião de saúde. Por lá, de 14 a 20 de junho, apenas as atividades permitidas poderão funcionar'', afirmou.

Vacina da Janssen

Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que as vacinas da Janssen também serão distribuídas para cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

Além do Recife, os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, irão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação da população contra a covid-19.

De acordo com o governador, o Ministério da Saúde prometeu que as doses chegarão ao Brasil na próxima semana.

> Covid-19 ou gripe comum: Qual é pior para os jovens? Mortes são raras? Saiba as respostas

> Teve reações da vacina da covid-19? Todo mundo vai sentir? Pode tomar remédios? Saiba o que fazer

Ainda segundo o governo estadual, a vacina contra a covid-19 da Janssen oferece a imunização com dose única e, com isso, permite dar maior rapidez ao processo de vacinação completa as pessoas.
“Esses municípios são grandes centros comerciais e de serviços do interior do Estado. Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão”, completou o governador.

Como usar a máscara de forma correta?

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.