
Uma unidade da Igreja Universal foi autuada na noite dessa sexta-feira (11), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Procon do Estado, pelo menos 30 pessoas participavam de um evento dentro da igreja de forma clandestina, uma vez que um decreto estadual impede o funcionamento de igrejas por causa da pandemia do novo coronavírus.
"No Centro de Caruaru, a Igreja Universal estava funcionando de portas fechadas com mais de 30 fieis. Na chegada dos fiscais, muitos portavam as máscaras e se evadiram em instantes do local. Havia crianças e idosos.
A igreja foi autuada pelo órgão e terá que responder administrativa sobre o caso", explicou o Procon por meio de nota.
Além de fiscais do Procon, a Polícia Militar também participou da operação.
Outros estabelecimentos
Além da Igreja Universal de Caruaru, outros estabelecimentos também foram autuados nessa sexta-feira. Confira nota na íntegra:
"Na noite desta sexta-feira (11), véspera do dia dos namorados, equipes do Procon Pernambuco participavam simultaneamente de fiscalizações conjuntas na RMR e no Agreste, quando identificaram um estabelecimento religioso e um restaurante descumprindo as normas do decreto do Governo do Estado atualmente vigente.
No Centro de Caruaru, a Igreja Universal estava funcionando de portas fechadas com mais de 30 fieis. Na chegada dos fiscais, muitos portavam as máscaras e se evadiram em instantes do local. Havia crianças e idosos. A igreja foi autuada pelo órgão e terá que responder administrativa sobre o caso.
Também com 30 pessoas no estabelecimento, o restaurante Antiquário nas Graças, no Recife, foi autuado e interditado por irregularidades no horário de funcionamento e por promover aglomeração. Passava das 20h quando os fiscais chegaram ao local.
Em Casa Forte, na Zona Norte, o restaurante Hakkai foi autuado por funcionamento pós horário permitido. O responsável pelo restaurante foi orientado a fechar em virtude do decreto estadual.
As operações, tanto no Recife como no Agreste, contam com o apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Polícia Militar e Corpos de Bombeiros.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ressalta da importância da população no cumprimento das medidas.
“É inadmissível que por mais que anunciamos a situação que estamos vivendo, cidadãos continuem a descuidar das proteções contra a covid-19. Essa é luta conjunta, todos precisam entender a necessidade de se cumprir as normas”, finaliza.
Comercio - Na manhã deste sábado (12), duas lojas no Centro Comercial de Casa Amarela foram identificadas descumprindo as medidas de proteção, foram elas: A loja Tropical, que foi autuada; e a Lojas Cattan, que foi autuada e interditada.
Já em Belo Jardim, a loja Magazine Luiza foi interdita pelo órgão. Todas, funcionavam sem que fossem serviço permitidos durante a quarentena", disse o Procon.