PANDEMIA

Por que as pessoas com duas doses da vacina ainda podem contrair a covid-19?

Especialistas alertam também sobre a importância de tomar as duas doses da vacina contra a covid-19

Por que as pessoas com duas doses da vacina ainda podem contrair a covid-19?

A vacinação contra a covid-19 segue em andamento no Brasil - Foto: Foto: Tony Winston/ MS

Com informações do O Globo

A vacinação contra a covid-19 segue em todos os Estados do Brasil. Apesar disso, médicos e especialistas alertam que é possível contrair e transmitir a doença, mesmo após 14 dias da aplicação da segunda dose, quando se completa o ciclo de imunização, pois as vacinas disponíveis, até o momento, protegem contra a gravidade da covid-19. Vale lembrar que nenhuma das vacinas aplicadas na população ainda é 100% eficaz contra o vírus.

Em entrevista ao jornal O Globo, a infectologista do Hospital Emílio Ribas e do comitê de imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Rosana Richtmann, explicou que todas as vacinas contra a covid-19 possuem uma proteção de 75 a 80% para prevenção de casos moderados e graves, caso tenha tomado as duas doses.

Qual a importância das duas doses?

Os infectologistas acreditam que é a importância de tomar as duas doses é para completar o ciclo de imunização e aumentar a proteção. De acordo com o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira (14), apenas 11,11% da população brasileira recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19. Ainda de acordo com Rosana Richtmann, quem se expõe muito e frequenta locais aglomerados, a chance de se infectar mesmo imunizada também é maior.

> É seguro tomar vacina da AstraZeneca? Por que jovens têm mais reações ao imunizante?

> Covid-19 em crianças: Quais cuidados tomar? Como evitar o contágio? Médico dá detalhes

> Infecção por 'fungo preto': O que é, qual a relação com a covid-19 e por que suspeitas no Brasil causam preocupação?

Teve reações da vacina? Saiba o que fazer

Após receberem as injeções com a vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca, muitas pessoas compartilharam memes nas redes sociais sobre reações adversas causadas durante esta pandemia da covid-19, que são previstas em bula. Os sintomas como dor local, calafrios, febre e fadiga foram alguns dos sintomas e podem surgir também efeitos colaterais pós-vacinação com dose de outras vacinas, segundo os médicos infectologistas. Clique aqui e saiba mais.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.