pandemia

Pesquisadores afirmam terem descoberto molécula que pode proteger contra a covid-19

Pesquisadores descobriram um novo composto antiviral que pode auxiliar no combate à covid-19

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/06/2021 às 19:02 | Atualizado em 04/10/2022 às 17:58
Reprodução: Internet
FOTO: Reprodução: Internet

Com informações do Isto É Dinheiro.

Em parceria com a empresa farmacêutica GlaxoSmithKline, pesquisadores descobriram um novo composto antiviral que pode auxiliar no combate à covid-19.

De acordo com a pesquisa, a molécula diamidobenzimidazole (diABZI-4) estimula o sistema imunológico contra infecções causadas por qualquer tipo de vírus.

> Brasil registra 2.909 novos casos de covid-19 e 15 mortes em 24 horas

O estudo foi bem sucedido em ratos, mas ainda precisa passar por uma série de testes e procedimentos para avaliar a eficácia em seres humanos.

“Identificar terapias antivirais contra o Sars-Cov-2 é desesperadamente necessário enquanto as vacinas seguem sendo distribuídas pelo mundo”, disse a doutora Katherine Fitzgerald.

Ele é presidente da Worcester Foundation for Biomedical Research, ao site especializado Medical Express.

Benefícios do medicamento

A doutora afirmou também que o remédio poderia ser utilizado pela via nasal em inalação a pacientes com comorbidades.

Segundo o estudo, o remédio estimula uma proteína chamada STING (estimulador de genes de interferon na sigla em inglês), que produz Interferona Tipo I e impede que patógenos intracelulares se multipliquem.

“Uma única dose foi capaz de proger 100% dos ratos contra uma forma severa da doença. Nem todo mundo pode receber a vacina (contra a Covid-19)", declarou o doutor Fiachra Humphries, primeiro autor da pesquisa.

"Para essas pessoas ou para as quem têm alergias e o sistema imunológico comprometido, este tratamento poderia ser uma alternativa viável para potencializar a resposta imune”, finalizou.