MOBILIZAÇÕES

Final de semana tem atos contra e a favor de Bolsonaro previstos em Pernambuco

Neste sábado (19) manifestações contra o presidente estão marcadas no Recife e em várias cidades do interior. No domingo (20) está previsto um ato a favor de Bolsonaro em Piedade

Fabiani Vieira Assunção
Fabiani Vieira Assunção
Publicado em 18/06/2021 às 20:33 | Atualizado em 26/06/2022 às 17:37
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

Mais um protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro está previsto para este sábado (19) em todo o Brasil.

A ato está sendo organizado por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, como as Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, PT, PSOL, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Na pauta, eles cobram uma gestão federal mais eficiente de combate à pandemia do novo coronavírus, mais vacinas e ações de redução dos efeitos econômicos para a população mais pobre. Em Pernambuco, há mobilizações agendadas para a capital e várias outras cidades.

Confira abaixo os locais e horários onde há atos previstos:

Caruaru - Grande Hotel | 9h
Petrolina - Praça Dom Malan/Catedral | 9h
Recife - Praça do Derby indo pela Conde da Boa Vista até Guararapes | 9h
Salgueiro - Av. Agamenon Magalhães (entrada da feira livre) | 08h
São José do Egito - Rua da Baixa, em frente a Estátua do Poeta | 9h
Serra Talhada - Praça do Pajeú /Igreja N.Sra da Penha | 15h30
Surubim - Praça Dídimo Carneiro | 8h30
Vitória de Santo Antão - Praça Duque de Caxias | 9h

Motociata

Já os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro agendaram para o domingo (20) uma "motociata" - um ato em que os manifestantes seguirão de motocicletas pelas ruas.

Eles prometem respeitar as normas de distanciamento na concentração, não fazer comícios e não usar faixas.

A concentração será na beira-mar de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, nas proximidades da igrejinha do bairro, às 10h. Eles seguirão até o Centro de Convenções, em Olinda.

29 de maio

Protestos contra o presidente Jair Bolsonaro foram realizados em todo o país no dia 29 de maio. No Recife, a manifestação teve concentração às 9h na Praça do Derby, de onde os participantes saíram em caminhada pelas ruas da área central da capital.

Quando chegaram à Ponte Duarte Coelho, policiais militares fizeram um bloqueio e atiraram contra os manifestantes, usando balas de borracha, sprays de pimenta e gás lacrimogêneo. Dois homens, que não participavam do protesto, foram feridos gravemente na região dos olhos.

O arrumador Jonas Correia, de 29 anos e o adesivador de carros Daniel Campelo, de 51 anos, passavam pelo centro do Recife no momento da manifestação e acabaram feridos na ação policial. Os dois perderam parcialmente a visão.