vacina

Covid-19: Pernambuco deve começar vacinação de adolescentes em setembro, diz secretário de Saúde

O secretário de Saúde, André Longo, informou também qual grupo de adolescentes começa a imunização contra covid-19 em Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/07/2021 às 20:36 | Atualizado em 06/05/2022 às 15:33
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que os adolescentes, de 12 a 17 anos, devem começar a se vacinar contra a covid-19 em setembro.

A declaração foi dada em coletiva online nesta quarta-feira (28). A decisão foi acertada durante reunião entre o Ministério da Saúde e representantes de Estados e municípios.

A inclusão acontecerá depois que os adultos, a partir de 18 anos, tomarem a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Ainda segundo o secretário, os adolescentes com comorbidades (doenças preexistentes) terão prioridade e serão os primeiros a serem imunizados.

Além disso, ele afirmou que o Programa Estadual de Imunizações seguirá as recomendações do Ministério da Saúde contra a covid-19. Veja a entrevista na íntegra abaixo:

Taxa de ocupação na UTI por casos de Covid-19

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI), dedicados a pacientes com sintomas de covid-19, está abaixo de 50% em Pernambuco.

Pelo menos, foi o que repassou André Longo. Esse número corresponde às vagas públicas de UTI reguladas pelo Estado.

Atualmente Pernambuco possui 1.489 leitos de UTI voltados à assistência aos pacientes infectados pelo coronavírus, com 48% deles ocupados.

O secretário também revelou que a central de leitos de UTI recebeu menos de 500 solicitações por vagas públicas entre 18 e 23 de julho.

"Foram 442 pedidos de leitos de UTI, o que representa uma queda de 20%, em comparação com a semana epidemiológica de número 28 (de 11 a 17 de julho)'', afirmou André Longo.

Flexibilização das atividades

O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações em alguns setores econômicos. As mudanças no Plano de Convivência envolvem os bares, restaurantes, eventos corporativos, atividades esportivas e clubes sociais, além de cinemas e teatros.

A decisão foi tomada devido a situação atual da pandemia da covid-19 no Estado. Confira abaixo os horários de funcionamento e o que está permitido a partir do dia 02 de agosto.

Bares e Restaurantes

O horário de funcionamento dos bares e restaurantes do Estado foi ampliado. Agora, os estabelecimentos funcionam das 5h até as 00h.

A apresentação musical nos locais está liberada, com o limite de até três integrantes e desde que siga os protocolos de segurança e saúde.

"A primeira delas é a extensão, a ampliação do horário de funcionamento para bares e restaurantes. Eles poderão funcionar das 5h até as 00h, todos os dias da semana", explicou a secretária.

Ela completou: "Importante ressaltar que liberamos recentemente, desde a última segunda-feira, a apresentação musical com até três integrantes em bares, restaurantes, casas de eventos e casas de recepções, e que os cuidados precisam ser redobrados, em função dessas liberações".

Pista de dança

Casas de recepções e eventos, além de bares e restaurantes, seguem com a pista de dança proibida de funcionar.

"Ainda segue proibido a pista de dancing. Ou seja, as pessoas se levantarem e dançarem nesses espaços. Nesse primeiro momento, precisamos seguir os cuidados. Seguir sentados durante as apresentações musicais", completou.

Eventos corporativos

A capacidade de pessoas em eventos corporativos foi dobrada. Agora, está permitido até 200 pessoas no local, ou 50% da capacidade do ambiente.

"Além desses avanços, também estamos dobrando a capacidade para a realização de eventos corporativos, que passa a ser de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor", anunciou Ana Paula.

Atividades esportivas

Clubes sociais e eventos esportivos também terão o horário de funcionamento ampliado. Poderão funcionar até às 00h.

"Uma importante conquista que vale também a partir da próxima segunda-feira é que as atividades esportivas, clubes sociais também terão seus horários ampliados para até meia noite", disse ela.

"A gente já teve, na última segunda-feira, a retomada da presença do público nos eventos e competições esportivas, com a limitação de até 100 pessoas e respeitando os protocolos de saúde", comentou a secretária.

Cinemas e teatros

Outro ramo que terá a capacidade aumentada será o de teatros e cinemas do Estado. A partir da próxima segunda (2), a capacidade será de 300 pessoas ou 50% do espaço, o que for menor e poderão funcionar também até 00h.

"Os cinemas e teatros também terão sua capacidade aumentada para 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. E também poderão funcionar até meia noite.", finalizou Ana Paula Vilaça.