
Um estudo publicado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) afirma que, apesar das chances do asteroide Bennu atingir a Terra neste século ser pequena, a aproximação vai acontecer no ano de 2135 e colisão deve ser no dia 24 de setembro de 2182.
Os cálculos feitos por cientistas analisam que as chances gerais do impacto é de uma em 1.750 (ou 0,057%) e a probabilidade de impacto real é de uma em 2.700 (ou cerca de 0,037%).
A pesquisa foi publicada na revista científica Icarus, na última quarta-feira (11).
> Gostaria de ir espaço? Saiba quanto custa uma viagem para a órbita da Terra
> Rover Curiosity da Nasa descobre formação rochosa inédita em Marte. O que será? Veja as imagens
Diante disso, é pouco provável que o fim da espécie humana seja ocasiona pelo esteroide Bennu.
Os pesquisadores avaliam os dados coletados pela nave espacial Osiris, que deixou a Terra em 2016 e chegou à órbita do Bennu em 2018 e pousou no solo do asteroide em 2020, sendo que já iniciou a volta para o nosso planeta em maio de 2021.
Asteroide perigoso
O Bennu é considerado um dos dois asteroides conhecidos mais perigosos do sistema solar, ao lado do chamado 1950 DA. Os cientistas afirmam que, com as novas pesquisas, é possível prever o comportamento do asteroide Bennu com mais de dois séculos de vantagem.
“Nunca modelamos a trajetória de um asteroide com essa precisão antes”, disse à Nasa o líder do estudo Davide Farnocchia, do Centro de Near Earth Object Studies (CNEOS).