mundo animal

Tubarão nasce em aquário onde há mais de 10 anos só existem fêmeas

O caso de partenogênese do tubarão foi confirmado após algumas análises

Rafael Santos
Rafael Santos
Publicado em 21/08/2021 às 10:30 | Atualizado em 22/03/2022 às 17:53
Reprodução/Acquario di Cala Gonone
FOTO: Reprodução/Acquario di Cala Gonone

Em um aquário na Itália nasceu um tubarão fêmea. Uma situação natural do ciclo da vida. O que chama atenção é o fato de que o Aquário de Cala Gonone, Sardenha, não tem machos há 10 anos.

O filhote foi concebido de maneira assexuada, ou seja, sem a conjugação de material genético. Os diretores do aquário informaram que a mãe é uma das fêmeas da espécie cação-liso.

Os animais nunca tiveram contato com tubarões machos. Diante disso, eles acreditam que é impossível que a fecundação do óvulo tenha sido a partir de um espermatozoide depositado na mãe.

> Ataque de tubarão: veja como evitar e o que fazer caso seja atacado

Partenogênese

Algumas análises ainda serão realizadas para a confirmação do caso de partenogênese, que é quando a mãe fecunda a si mesma, sem a interferência de um macho.

Uma célula-ovo imatura, pode ter se comportado quase como um espermatozoide. Sendo confirmado, a 'bebê tuba' seria um clone da genitora. A 'tubarãozinha' foi batizada de Ispera, que quer dizer 'Esperança'.

O Aquário de Cala Gonone vai realizar análises do DNA para confirmar se o nascimento da 'bebezinha tubaroa' foi um caso de partenogênese.

> Tubarão-martelo-panã: Espécie rara é avistada no litoral da Paraíba; veja vídeo

Mais comum do que parece

Christine Dudgeon, PhD em Biologia da Universidade de Queensland, explica que a partenogênese pode ser uma forma de defesa da espécie para se perpetuar, mesmo quando há a ausência de machos.

"Os genes da mãe são transmitidos de fêmea para fêmea até que haja machos disponíveis para acasalar", contou em entrevista ao jornal New Scientist.

No Aquário de Reef, há quase seis anos, uma fêmea de tubarão também deu a luz após passar quatro anos sem contato com tubarões machos.

A diferença é que nesse caso, não foi um filhote. Foram três.