Cumbre Vieja

Vulcão Cumbre Vieja hoje, 23 de setembro: lava chega à última cidade antes do mar e força saída de habitantes; veja erupção do espaço

Erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, segue provocando estragos e pode ser vista do espaço

Com informações do UOL
Com informações do UOL
Publicado em 23/09/2021 às 9:34 | Atualizado em 23/02/2022 às 17:06
 - FORTA/ via REUTERS
FOTO: - FORTA/ via REUTERS

Desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, no último domingo (19), quase 200 casas foram destruídas pela lava, mais de 6 mil pessoas precisaram deixar a cidade e um rio de magma continua seu caminho até o mar.

Em seu caminho para a costa da ilha no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, a lava está devastando tudo, embora a um ritmo mais lento do que o esperado, em torno de 120 metros por hora. Desde a erupção do vulcão 180 casa já foram varridas pela lava, de acordo com o sistema europeu de monitoramento de emergência baseado no espaço Copérnico. O número certamente aumentará, no entanto.

 

Caminho para o mar

No caminho para o mar, os fluxos de lava já chegaram ao último obstáculo, no que diz respeito ao centro urbano: Todoque, uma cidade de cerca de 1,2 mil habitantes no município de Los Llanos, no sudoeste de La Palma, o que forçou a saída de seus habitantes.

>> Lava do vulcão Cumbre Vieja 'avança implacavelmente para o mar': o que vai acontecer quando chegar lá?

Vista do espaço

Um astronauta francês conseguiu registrar a erupção do vulcão de Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, na Espanha, do espaço. Em missão pela agência europeia na ISS (Estação Espacial Internacional) Thomas Pesquet compartilhou a fotografia nessa quarta-feira (22), em seu perfil no Twitter.

Astronauta faz imagem do espaço da erupção do vulcão nas Ilhas Canárias
Astronauta faz imagem do espaço da erupção do vulcão nas Ilhas Canárias - Reprodução/TV Jornal

"O vulcão de La Palma em erupção. O resplendor alaranjado da lava contrasta com a escuridão do Oceano Atlântico e deixa tudo mais impressionante. O brilho da lava parece perto demais das luzes da cidade", escreveu o astronauta.

Consequências do contato da lava com o mar

Especialistas e funcionários públicos concordam que o magma chegará ao mar, mas não sabem quando isso vai acontecer. Por isso foram tomadas precauções, pois é previsível que, quando a lava entrar em contato com água salgada a uma temperatura de 1 mil graus Celsius, liberará gases tóxicos e provocará explosões.

>> Se lava do vulcão Cumbre Vieja chegar no mar pode gerar gases tóxicos

Esse momento será crítico, como advertiu o presidente do governo regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres. Por essa razão, todas as administrações - a espanhola, a canária e a ilha de La Palma - estão pedindo à população para não se dirigir às estradas próximas ao vulcão, nem se aproximar dos fluxos de lava.

Zona de emergência

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez pediu cautela e anunciou que La Palma será declarada como uma zona de emergência. Além disso, as Ilhas Canárias poderão solicitar ajuda dos Fundos de Solidariedade da União Europeia para aliviar os danos causados pela erupção do vulcão, em torno de mais de 400 milhões de euros.