
Com o WhatsApp fora do ar, milhares de pessoas estão sem conseguir trocar mensagens pela plataforma, nesta segunda-feira (4). O motivo é uma pane, ao que tudo indica, mundial que afeta também o Facebook e o Instagram. Os aplicativos de Mark Zuckerberg pararam de funcionar no começo da tarde. O assunto ficou entre os mais comentados no Twitter nesta segunda.
O WhatsApp foi criado em 2009 e, de acordo com Mark Zuckerberg, o aplicativo conta com 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. São cerca de 60 bilhões de envios todos os dias.
Somente no Brasil, segundo o site Weni, aproximadamente 120 milhões de pessoas eram usuárias do WhatsApp em 2020.
>> WhatsApp fora do ar: pessoas que usam app para trabalhar contam como tem sido sem a rede social
>> Com queda do WhatsApp, Facebook e Instagram, mais uma vez o Twitter salva internautas
>> WhatsApp vai deixar de funcionar em dezenas de celulares; veja se o seu aparelho está na lista
O que aconteceu?
O problema atinge tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no computador. No caso do WhastApp Web, quem tenta acessar encontra uma página praticamente em branco com a mensagem "5xx Server Error". Quem tenta conexão com Facebook e o Instagram pelo navegador encontra uma tela de página fora do ar.
Apesar da repercussão, ainda não há explicações para o que teria motivado a queda das plataformas. No entanto, a página do WhatsApp no Twitter postou uma mensagem reconhecendo o problema. Segundo a empresa, a plataforma está "trabalhando para que as coisas voltem ao normal".
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
Thanks for your patience!
Não é a primeira vez que as redes sociais de Mark Zuckerberg apresentam instabilidade neste nível. Em março deste ano, o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar em várias partes do mundo por 40 minutos.