Curiosidade

Nossa Senhora Aparecida: Conheça a história por trás dos mil nomes de Maria, mãe de Jesus Cristo

O dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado pelo cristianismo, todos os anos, em 12 de outubro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/10/2021 às 10:09 | Atualizado em 23/06/2022 às 20:10
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

* Com informações da BBC Brasil

Nossa Senhora Aparecida tem vários nomes e todos se referem a uma mesma pessoa? Os católicos devem saber a resposta dessa pergunta. Para quem não sabe, a resposta é: SIM.

No dia 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. O dia é uma homenagem dos fiéis a representação da mãe de Jesus Cristo, para o cristianismo.

Maria, mãe de Jesus

Há pouco mais de 2 mil anos, Maria nascia em Nazaré, quando as terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Quando chegou a juventude, Maria estava prometida em casamento a José.

A jovem judia também é conhecida como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes e outros nomes também são atribuídos a ela.

Início da crença em Nossa Senhora Aparecida

Segundo informações da BCC Brasil, os registros mais antigos dessa crença em Nossa Senhora Aparecida são do século 2, de acordo com os estudos do padre Valdivino Guimarães, mariologista e ex-prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida.

"Indícios arqueológicos demonstram a veneração dos primeiros cristãos. Nas catacumbas de Priscila, se vê pinturas marianas do segundo século, em local onde os primeiros cristãos se reuniam", afirmou.

.

Primeiras aparições de Nossa Senhora Aparecida

Segundo a tradição cristã, Nossa Senhora Aparecida ainda estava viva nos anos 40 e teria aparecido para o apóstolo Tiago na atual cidade de Zaragoza, na Espanha, onde ele estava pregando.

Outro relato é o de uma aparição de agosto de 352, em Roma. Por cauda disso, foi erguida a Basílica de Santa Maria Maior.

Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Foi em 1953, durante a sua Assembleia Geral que a CNBB determinou que o Dia de Nossa Senhora Aparecida fosse celebrado definitivamente no dia 12 de outubro.

A data foi escolhida pela associação com a data de descobrimento da América, pela comemoração do Dia da Criança e por ser outubro o mês do encontro da Imagem, no rio Paraíba do Sul, em 1717.

Antes de definirem uma data, a festa que homenageia a padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: Dia da Imaculada Conceição (08 de dezembro), quinto domingo após a Páscoa, no primeiro domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria).