Saúde

Peste suína clássica: O que significa cólera dos porcos? Ela afeta humanos? Quais os sintomas? Doença teve foco descoberto no Nordeste

Brasil confirma foco de peste suína clássica no Ceará; saiba se a doença pode atingir humanos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/10/2021 às 8:38 | Atualizado em 04/05/2022 às 11:34
Pixabay
FOTO: Pixabay

Com informações do jornal O Povo

O Brasil confirmou um foco de peste suína clássica, nessa quarta-feira (13). A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que confirmou o aparecimento na cidade de Marco, no Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil. A transmissão ocorreu em um criadouro de porcos.

De acordo com o jornal O Povo, até o momento, nove casos já foram confirmados, e os animais vão ter que ser sacrificados.

A origem da peste suína clássica na propriedade e vínculos epidemiológicos serão investigados, mas a descoberta não compromete a manutenção das zonas que são livres de peste suína clássica reconhecidas no Brasil, nem provoca restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos.

Vale afirmar que a cidade de Marco, onde foi descoberto o registro do foco de peste suína clássica, fica fora da zona reconhecida como livre da peste suína clássica pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

 

A peste suína clássica pode contagiar humanos?

De acordo com o Ministério, a peste suína clássica não é transmitida para seres humanos.

Quem é afetado pela doença?

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, a peste suína clássica é uma doença altamente contagiosa, que afeta somente porcos e javalis.

Quais são os sintomas?

Sintomas são febre alta, perda de apetite, letargia e hemorragias, no entanto, caso sejam infectados, os animais podem sofrer morte súbita, mesmo sem apresentar sintomas.

Há vacina para a doença?

Não há vacina para a doença.

Foco no Brasil

O local onde estavam os porcos foi interditado pelo serviço veterinário estadual, representado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).