Retomada

COVID-19: Uso de máscara? Vacinação? Veja o que é essencial para lutar contra a pandemia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acredita que o passaporte vacinal e máscara são fundamentais para a retomada das atividades sociais, mas também é necessário combinar com outras estratégias

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/10/2021 às 19:29 | Atualizado em 02/05/2022 às 11:40
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Com informações da Agência Brasil

De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, a exigência do passaporte vacinal, por exemplo, para acesso a locais de convívio fechados ou com aglomeração propicia maior segurança aos indivíduos, podendo reduzir o risco de exposição à Covid-19 nesses locais.

No boletim semanal do Observatório Covid-19 dessa sexta-feira (15), a fundação reforçou que a combinação da vacinação com o distanciamento social, o uso de máscaras e a exigência do comprovante de vacinação para acesso a alguns espaços é fundamental para a retomada das atividades sociais.

Uso de máscara depois de esquema vacinal completo

Sobre as máscaras, o boletim ressalta que, se pelo menos de 80% da população estiver com esquema vacinal completo, o uso delas pode ser flexibilizado em atividades ao ar livre que não envolvam aglomeração, mas deve ser exigido em locais fechados ou locais abertos em que haja aglomeração.

Os cientistas reforçam que Singapura acertou em diversos momentos da pandemia, desde o rastreio de casos suspeitos até a combinação da vacinação com outras estratégias.

Apesar de ter mais de 80% da população totalmente vacinada, o país asiático voltou a registrar aumento de casos e internações em setembro e reagiu com novas medidas restritivas e de isolamento.

Redução de casos e óbitos

Indicadores de monitoramento da pandemia no Brasil estão em queda contínua desde julho, o que em grande parte é devido ao aumento do número de vacinados.

A Fiocruz destaca que estão em queda a proporção de testes positivos, a incidência de novos casos, a ocupação de leitos unidade de terapia intensiva (UTI) e taxas de mortalidade.

Apesar disso, a Fiocruz mostra que o movimento de queda vem perdendo velocidade. De acordo com o boletim da Fioruz que ainda são altas as taxas de transmissão do SARS-CoV-2 no país, o que torna fundamental que se continue aumentando a cobertura vacinal para diferentes grupos.

As internações de adultos com Covid-19 em UTIs estão fora da zona de alerta em 25 estados, nos quais a taxa de ocupação não supera os 60%.

As exceções são o Distrito Federal, que está na zona de alerta crítico (89%) por causa da redução do número de leitos, e o Espírito Santo, que se mantém na zona de alerta intermediário (65%).