Consumo de energia

Horário de Verão: Vai ter horário de verão em 2021? E em 2022? Confira as respostas


A implantação do horário de verão tinha como principal objetivo reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 19/10/2021 às 18:30 | Atualizado em 12/04/2022 às 16:06
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil
Leitura:

O horário de verão foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em abril de 2019 e era a melhor forma de reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h.

Muitas pessoas ainda questionam o porquê da mudança, se o horário vai voltar este ano ou no próximo e qual a importância do horário de verão para o Brasil. Confira as respostas abaixo.

Por que o horário de verão acabou?

Jair Bolsonaro encerrou o horário de verão após estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) apontar que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões.

O horário de verão vai voltar em 2021?

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou, no dia 30 de setembro, que o Governo Federal não voltará a adotar o horário de verão.

O ministério fala pelo lado da economia de energia. O horário de verão não se faz necessário no que diz respeito a economia de energia. Então, nesse tocante, o horário de verão não se aplica a essa situação. O horário de verão não foi renovado em 2019 e permanece da forma como está“, disse Bento, de acordo com o site Poder 360.

O horário de verão volta em 2022?

Conforme afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a tendência é de que o horário de verão não retorne no ano que vem.

Para que serve o horário de verão?

A implantação do horário de verão tinha como principal objetivo reduzir a demanda por energia entre as 18h e as 21h, em 10 estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro.

Entre esses horários, a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico denominado horário de ponta. O horário de verão é um instrumento usado de 2008 a 2018.

Mais Lidas