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Benefício

Como sei se vou receber o Auxílio Brasil em 2021? Como faço o cadastro? Saiba todas as informações sobre o benefício

O pagamento do Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, está previsto para começar no dia 17 de novembro

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 10/11/2021 às 10:04 | Atualizado em 27/12/2021 às 15:16
Reprodução/Governo Federal
FOTO: Reprodução/Governo Federal

O Auxílio Brasil vai substituir o Bolsa Família e também marca o fim do auxílio emergencial.

Os pagamentos do novo programa começam no dia 17 de novembro e, conforme se aproxima o início do Auxílio Brasil, também está aumentando a expectativa e o número de dúvidas dos cidadãos, que querem saber se serão contemplados pelo benefício.

>> Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF? O Auxílio Brasil já foi aprovado? Como fazer para receber o benefício? Confira respostas

Como consultar se vou receber o Auxílio Brasil?

As famílias que recebiam o Bolsa Família foram automaticamente transferidas para o Auxílio Brasil.

Segundo o Ministério da Cidadania, com a inclusão de 2,5 milhões de beneficiários que estavam na fila do Bolsa Família, o total ficou em 17 milhões de famílias.

Para esse grupo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já confirmou que o pagamento terá início no dia 17.

>> Como se inscrever no Auxílio Brasil?

>> Auxílio Brasil: Quando vai ser pago?

Mesmo que ainda não tenha sido liberada a consulta ou uma lista definitiva de todos os selecionados, os demais cidadãos podem conferir se atendem às regras para participar do novo programa e se cadastrar no CadÚnico, como os beneficiários do extinto Bolsa Família.

Requisitos do Auxílio Brasil

  • Famílias em extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 100 por pessoa, e em situação de pobreza, com renda entre R$ 100,01 e R$ 200 por pessoa.
    • Para os beneficiários da segunda categoria, somente receberão o Auxílio Brasil as famílias com gestantes ou filhos com até 21 anos incompletos.
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

O CadÚnico é a porta de entrada para vários programas sociais, por isso foi destacado como o principal critério do Auxílio Brasil, segundo a Medida Provisória 1.061/2021.

Como saber se estou no Cadastro Único?

Para quem quer saber se vai receber o Auxílio Brasil, o primeiro passo é conferir se já possui o CadÚnico. Para isso, estão disponíveis quatro opções:

  1. o site: www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico;
  2. o aplicativo Meu CadÚnico
  3. agendamento de um horário para o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município
  4. ligar para o telefone 0800 707 2003 e selecionar a opção 5.

Para qualquer uma dessas é necessário ter em mãos os documentos pessoais da pessoa que é responsável pela família.

Se você escolher fazer a consulta pelas plataformas virtuais, acesse com seu computador ou celular e siga o seguinte passo a passo:

  1. informe o nome completo,
  2. registre a data de nascimento,
  3. depois, informe o nome da mãe,
  4. também é preciso registrar qual é o estado e o município onde reside;
  5. clique no botão “Não sou robô”;
  6. finalize o pedido de acesso clicando em “emitir certidão”.

Você será direcionado à uma página onde haverá todas as informações sobre a sua inscrição no CadÚnico, inclusive se ela está atualizada.

Lembre-se que para participar do programa Auxílio Brasil é necessário que todos os dados estejam atualizados há, pelo menos, dois anos ou caso tenha alguma mudança dos dados familiares.

Verifique no sistema informações como endereço, telefone, renda mensal, além de eventos de nascimento, adoção ou falecimento.

Caso estejam desatualizados, regularize o cadastro o quanto antes para receber o Auxílio Brasil.

Como fazer minha inscrição no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil?

Para aqueles que querem receber o Auxílio Brasil, mas ainda não possuem o CadÚnico, é só fazer essa inscrição, seguindo todos os requisitos.

Para isso, você vai precisar agendar atendimento junto ao CRAS ou no setor responsável do seu município. Essa inscrição é apenas presencial, não sendo possível fazê-la pela internet. Então, leve consigo os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena para família indígena;
  • comprovante de residência;
  • carteira de trabalho;

Esses dados devem ser apresentados para o servidor responsável, que também fará uma entrevista com o interessado em se cadastrar no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil.

Após esse procedimento, aguarde, pelo menos, 45 dias para que o cadastro seja incluído no sistema do Governo Federal.

Posso me inscrever no programa pela internet?

Depois desse processo, é possível consultar a inscrição por meio do aplicativo Meu CadÚnico e emitir a certidão que comprova o cadastro da família.

A partir disso, o Governo Federal fará a seleção das famílias que atenderem aos requisitos para serem incluídas na folha de pagamentos, a partir do mês de dezembro.

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