DINHEIRO

Novo aplicativo do Auxílio Brasil substituirá o do Bolsa Família; saiba mais e veja como baixar


O aplicativo do Auxílio Brasil estará disponível para todos os beneficiários a partir da segunda-feira (15)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 14/11/2021 às 18:30
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia
FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia
Leitura:

A Caixa Econômica Federal decidiu lançar o aplicativo Auxílio Brasil, para auxiliar os milhões de brasileiros que não sabem se terão direito ao benefício.

Além do aplicativo, o banco também permitirá a consulta pelo telefone 111. O aplicativo visa substituir a antiga plataforma do Bolsa Família. 

“O beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo App Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 111”, informou o banco.

O aplicativo estará disponível para baixar a partir de sexta (12), mas apenas para alguns beneficiários, a fim de evitar o congestionamento do sistema. A expectativa é que ele seja acessível para todos a partir de segunda (15).

O Auxílio Brasil beneficiará 14,6 milhões de famílias que atualmente recebem o Bolsa Família a partir de quarta feira (17).

De acordo com informações do governo, as famílias que já são inscritas serão realocadas automaticamente para o novo programa, portanto não precisam se inscrever para receber o benefício.

A ideia do governo é zerar a fila de espera do Bolsa Família e que seja incluído mais brasileiros no programa até dezembro.

A expectativa é que o Auxílio Brasil atenda cerca de 17 milhões de famílias, ou 50 milhões de pessoas. O pagamento será realizado nos mesmos dias do Bolsa Família.

A ordem seguirá o final do NIS (Número de Identificação Social) do cidadão. Observe abaixo o calendário de novembro.

Auxílio Brasil começa a ser pago no dia 17

eis as datas de pagamento em novembro:

final do NIS dia de pagamento
1 17
2 18
3 19
4 22
5 23
6 24
7 25
8 26
9 29
0 30

Até então, os pagamentos serão feitos com o cartão do Bolsa Família, no entanto, a Caixa pretende lançar o cartão de acesso do Auxílio Brasil ainda em 2021. 

O banco afirmou que também serão permitidos os pagamentos através do aplicativo Caixa Tem para aqueles que tiverem poupanças digitais.

O Auxílio Brasil reajusta os benefícios do Bolsa Família em 17,84%. Por isso, terá um benefício médio de R$ 217,18.

Como o presidente Jair Bolsonaro quer fornecer um auxílio de pelo menos R$ 400 às famílias mais pobres, o governo pretende criar demais auxílios extras para alcançar esse montante.

Esse benefício complementar deve começar a ser pago em dezembro, se a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios for aprovada pelo governo.

O auxílio será pago retroativamente a novembro e será temporário, até o fim de 2022, ano eleitoral.

Mais Lidas