Fenômeno

Eclipse lunar de 19 de novembro de 2021: Onde ver? Qual o melhor horário? Saiba mais sobre a 'Lua de Sangue'

Eclipse parcial da Lua poderá ser observado nesta madrugada

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 18/11/2021 às 11:32 | Atualizado em 11/02/2022 às 19:13
Reprodução
FOTO: Reprodução

O eclipse parcial da Lua de novembro de 2021 poderá ser observado na madrugada desta sexta-feira (19).

É o eclipse lunar parcial mais longo do século, o mais longo em quase 600 anos, e é também conhecido como um eclipse de Microlua e de 'Lua de Sangue'.

Eclipse de microlua

É também chamado de eclipse de microlua, quando o satélite está no ponto mais afastado da órbita ao redor da Terra.

“Isso acontece, porque o caminho que a Lua percorre no entorno da Terra é uma elipse, ou seja, uma circunferência levemente achatada", explica o professor do Instituto Federal de Santa Catarina Marcelo Schappo.

"Como ela está mais longe da Terra que a Lua cheia média, acaba ficando aparentemente menor, cerca de 7%’’.

Observação do eclipse

Mesmo sendo microlua, o eclipse poderá ser observado totalmente na América do Norte e em alguns países da América do Sul.

Aqui no Brasil, apenas o início do fenômeno poderá ser observado, previsto para às 4h20, no horário de Brasília. O ápice deve ocorrer por volta das 6h, horário de Brasília.

As cidades do centro-norte do país terão melhores condições de visibilidade, entre elas as capitais Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista e Cuiabá.

Isso porque nesses locais a Lua se põe após o ápice do eclipse, explica Schappo.

Os moradores de Macapá, Belém e Campo Grande também poderão acompanhar parte do fenômeno. Já quem mora nas cidades da faixa litorânea do país, dificilmente observará o obscurecimento lunar.

'Lua de Sangue'

Marcelo Schappo destaca ainda que próximo do momento do ápice, a Lua poderá ser vista em tom levemente avermelhado ou alaranjado, por isso, é comumente conhecida como 'Lua de Sangue'.

Segundo o doutor em Física, isso ocorre “porque a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre e é desviada para dentro da sombra do nosso planeta, atingindo a Lua. Porém, no processo de interação com a atmosfera, as colorações avermelhadas da luz do Sol passam com maior intensidade.’’

Embora os eclipses lunares - alinhamento do Sol, Terra e Lua - sejam considerados raros, nesse caso a sombra da Terra encobrirá cerca de 97% da Lua.

Por isso é considerada parcial e é um pouco mais frequente do que quando há a cobertura total do satélite.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta.

Isso gera uma sombra, que encobre a Lua pouco a pouco. Na madrugada do dia 19 de novembro, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, por isso o fenômeno é chamado de "eclipse parcial".