FENÔMENO

Eclipse solar total: confira detalhes sobre o fenômeno astronômico de dezembro de 2021

Começa a contagem regressiva para o grande eclipse total do Sol no dia 4 de dezembro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/11/2021 às 16:10 | Atualizado em 10/01/2022 às 18:11
Reprodução
FOTO: Reprodução

Com informações do UOL.

2021 trouxe diversas surpresas, incluindo três eclipses. Do calendário de fenômenos astronômicos, três já aconteceram. Agora, estamos em contagem regressiva para o último.

Dois dos eclipses que ocorreram esse ano foram da Lua, um total e um parcial - sendo esse o mais recente, em 20 de novembro. Já o terceiro, aconteceu em 10 de junho e foi um eclipse solar anular. 

Nos resta agora saber onde e quando se passará o último eclipse do ano, que será total.

Onde e quando acontecerá

O ano de 2021 se encerra com um dos mais espetaculares eventos astronômicos, que acontecerá no sábado, dia 4 de dezembro. Dessa vez, o Sol será visto em um lugar tão maravilhoso quanto inóspito: a Antártica. 

Este eclipse solar total só será completamente visível na Antártica e a posição ideal para vê-lo é na região do Mar de Weddell.

O eclipse parcial começa a ser visto a partir das 5h29 UTC (2h29 AM no horário do Brasil) no primeiro local. O eclipse total se inicia às 7 UTC.

Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC.

A fase de totalidade poderá ser observada por 1 minuto e 54 segundos e estará ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na orla do continente Antártico.

Pontos de observação do eclipse

O fenômeno será visto de forma total somente na Antártica. Já parte dos oceanos Antártico, Atlântico e Pacífico verão parcialmente. 

Uma parte muito pequena do leste da Argentina (Terra de Fogo) e do sul do Chile, alguns pontos da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Namíbias e as Ilhas Maldivas vão ver um eclipse solar parcial por alguns minutos.

No caso da Terra do Fogo, Argentina, se o tempo permitir que haja um céu limpo na área de trânsito, poderá ser visto um eclipse parcial fraco - apenas no extremo leste da província, por exemplo, na Iha dos Estados, com cobertura de 27% do disco solar.

Para este local, a hora do eclipse parcial máximo será após o nascer do sol, às 4:42 AM (hora local).

Eclipse com obstáculos

Existem vários fatores que dificultam a observação do eclipse, a começar pelo difícil clima no Oceano Antártico e na Antártica.

Ventos fortes, baixas temperaturas e paisagem totalmente congelada e isolada são apenas alguns dos empecilhos.

No entanto, o pior dos desafios mora no fato de que essa região não se caracteriza pela constância de dias claros. Esse fator é justamente o mais importante quando se trata da visualização desse evento astronômico.

Além disso, o último eclipse de 2021 acontece em uma época complicada para a área mais meridional do planeta. 

Isso porque, no fim do ano, início de dezembro (quando começa o verão meteorológico no Hemisfério Sul), a quantidade de gelo marinho presente ainda é importante. 

Essa é considerada uma data prematura para visitar as Ilhar Orcadas do Sul, por exemplo. Porém, as condições mudam a cada ano.

Como se não fosse suficiente, um desafio a mais para a observação é que o eclipse vai acontecer próximo à hora do nascer do Sol.

Ou seja, sua altura será muito baixa, por isso é recomendável procurar um horizonte livre de obstáculos na direção sul-sudeste.

Como os sortudos irão assistir o eclipse

Para testemunhar esse eclipse solar, são oferecidas três opções:

  • De maneira terrestre: desde a calota polar de Borne;
  • Pelo mar: através de um navio de cruzeiro;
  • Ou de avião: em um vôo especial.

Dentre as três ofertas, a última se adequa melhor, no caso da neblina tentar estragar os planos dos entusiastas. Além disso, é a única maneira que pode quase garantir que o eclipse será visto e é a menos cara. 

Tomar um desses voos exclusivos para o eclipse com vistas espetaculares custa em torno de 10 mil a 28 mil euros.

A pé, pela opção terrestre, que na verdade é da camada de gelo, tem uma perspectiva meteorológica bastante aceitável.

Ela custa em torno de 38 mil euros e equivale a um vôo de avião que leva você diretamente de Ushuaia na Argentina ou Punta Arenas no sul do Chile, até o Glaciar Unión na Antártica, de onde pode ser observado.

Por último, existe a opção marítima desde um cruzeiro especial ou iate de expedição. Esta opção tem alguma mobilidade pela qual aumentam as possibilidades de observação do eclipse. Neste caso, os valores sobem de 21 mil a 78 mil euros.

Aqueles que tiverem condições de obter qualquer uma dessas ofertas serão acompanhados por um dos cenários mais belos do planeta, rodeados por uma paisagem extraordinária, como é o continente branco, além de ter uma experiência sem igual.