COVID-19

Variante Ômicron pode ser mais contagiosa por ter 'copiado' vírus do resfriado; entenda

Pesquisa britânica indica que sequência genética copiada não aparece em nenhuma outra variante

Imagem do autor
Cadastrado por

Gustavo Henrique

Publicado em 07/12/2021 às 6:50 | Atualizado em 21/09/2023 às 16:17
Notícia
X

Uma pesquisa feita no Reino Unido revelou que a variante Ômicron pode ser mais contagiosa do que as outras porque copiou parte da sequência genética do vírus que causa o resfriado comum.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Ômicron já foi identificada em 38 países. O órgão ainda alertou que alguns infectados apresentam quadros graves de covid-19.

Variante Ômicron

A nova variante tem causada preocupação no mundo. Neste sábado (4.dez), em Valência, na Espanha, filas para vacinação contra a covid-19. Em Londres, um cenário parecido.

Na Rússia, os não vacinados contra a covid levaram o país a um número que vai na contramão de muitos locais no mundo. Em outubro, a Rússia registrou quase 75 mil mortes por complicações do novo coronavírus -- o número mais alto desde o começo da pandemia.

Nos Estados Unidos, onde já foi registrada a transmissão comunitária da variante Ômicron, o alerta diário é para que todos se vacinem contra a covid. Apesar disso, o índice de pessoas com o esquema vacinal completo segue estacionado em 60%.

Enquanto a Ômicron se espalha, é a Delta que ainda causa estragos nos EUA. Mesmo com a ameaça de uma nova onda, a cidade de Nova York decidiu manter o Reveillón da Times Square. Só vai poder entrar nesta região na noite do dia 31 de dezembro quem mostrar o comprovante de vacinação. No norte do estado, a preocupação é com o aumento das internações por covid-19.

O que dizem as pesquisas sobre a Ômicron?

As hospitalizações triplicaram nos últimos meses. Enquanto cientistas do mundo analisam a nova variante, pesquisadores britânicos anunciaram que a Ômicron pode ter copiado parte do DNA de um vírus que causa o resfriado comum. Esta sequencia genética não aparece em nehuma outra variante do novo coronavírus, mas pode ser encontrada em vários outros vírus e até no DNA humano. Por isso, a Ômicron poderia enganar nosso sistema imulógico e ser mais contagiosa.

Tags

Autor