Qual é a história de Nossa Senhora da Conceição? Nesta quarta (8), é feriado no Recife em homenagem à santa

Para os católicos a data é consagrada em prol da missão recebida por Maria de gerar o filho de Deus

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 07/12/2021 às 18:05 | Atualizado em 25/09/2023 às 18:00
Notícia
X

Em várias cidades brasileiras o dia 8 de dezembro é considerado feriado, pois é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Para os católicos, a data, que foi estabelecida pelo Papa Pio IX, no século XIX, é consagrada em prol da missão recebida por Maria de gerar o filho de Deus e por isso, desde que foi concebida por seus pais, foi preservada sem pecado. 

Conheça a história de Nossa Senhora da Conceição

Nascida na região da palestina há mais de 2000 anos, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. Desde o início de sua existência, sua maior vocação é ser a mãe do filho de Deus em sua forma humana quando veio ao mundo. 

Para tal doutrina, a Igreja Católica baseia-se em passagens bíblicas. No livro de Lucas, presente no novo testamento, o apóstolo de Jesus cristo diz que Maria é “cheia de graça” (Lc 1,28). Com tal afirmação, a igreja defende que Nossa Senhora da Conceição está plena do favor de Deus, não há em sua vida e coração lugar para o pecado. 

Nossa Senhora da Conceição no Brasil

A primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao Brasil com Pedro Álvares Cabral. 

A primeira missa Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa, em 1529.

A santa foi eleita a protetora do nosso país no período colonial por Dom Pedro I. Porém, o título foi cedido a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tags

Autor