Influenza

H3N2: Estados notificam surtos e óbitos por nova gripe; veja últimas notícias

Pelo menos, 10 estados brasileiros registram surtos de gripe H3N2. Já há óbitos notificados em alguns deles.

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 23/12/2021 às 9:20 | Atualizado em 20/07/2023 às 15:53
Notícia
Pixabay
Acetilcisteína é bastante utilizada no tratamento de tosses por tornar a secreção pulmonar mais fluída e fácil de ser eliminada - FOTO: Pixabay

Pelo menos, 10 estados brasileiros registram surtos de gripe, e seis deles já tiveram mortes causadas pela nova linhagem do vírus influenza, a Influenza A, ou gripe H3N2.

Gripe H3N2 nos estados brasileiros

Em Pernambuco, a Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), divulgou que o Estado registrou o primeiro óbito causado pelo vírus influenza A H3N2, na última segunda-feira (20).

Conforme o secretário de Saúde, André Longo, já foram confirmados 43 casos positivos para a influenza H3N2. Desses, 42 foram notificados laboratorialmente e um por critério clínico epidemiológico.

Em São Paulo, pacientes aguardam até do lado de fora dos pronto socorros. Dentro das unidades, lotação máxima. Os doentes dizem esperar atendimento por mais de quatro horas e sobram reclamações.

Há lotação também nos ambulatórios de Belo Horizonte. A rede particular também está sobrecarregada.

Estados onde há registro de morte pela gripe H3N2

Cinco estados brasileiros já registram mortes por conta da doença. No Pará, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que o surto chegou ao Estado. 

41 amostras de pacientes de Belém com sintomas gripais deram positivo para a H3N2, a nova linhagem do vírus influenza "a", que pode causar febre alta, tosse, garganta inflamada e dores no corpo.

O que se sabe sobre a gripe H3N2?

Com informações do SBT News

Comentários