
A pandemia de covid-19 nem acabou ainda, e o Brasil já tem que se preocupar com a nova gripe, a variante H3N2 Darwin, do vírus Influenza. Ainda mais agora, neste período de festas de fim de ano. Confira algumas respostas às perguntas mais frequentes sobre a nova gripe:
H3N2 mata?
Sim. Em casos graves, o vírus Influenza A H3N2 pode matar. Estados como Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro já registraram óbitos causados pela cepa, em 2021.
Quantos dias dura a H3N2?
Segundo os médicos, a gripe H3N2 é variável e os sintomas podem ser mais intensos ou mais fracos, dependendo do paciente. Na influenza, os sintomas se intensificam muito, nas primeiras 48h.
A vacina da gripe protege contra H3N2?
Para impedir que a gripe H3N2 avance e concorra com a Covid-19, que vive seu momento de retorno de casos, será necessário intensificar a imunização.
A vacina da gripe, disponível para todos os brasileiros nos postos de saúde, ajuda a proteger contra esse novo subtipo do influenza, que foi batizado de H3N2 Darwin, embora ele em si não esteja contemplado na fórmula.
Ou seja, a vacina da gripe não protege diretamente contra a H3N2, mas ajuda a combater o vírus. Assim, especialistas recomendam que todos tomem a vacina contra a gripe.
Comentários