Saúde

GRIPE H3N2: Como diagnosticar? H3N2 mata? Tem remédio? Quais os sintomas? Qual a diferença da covid? Tire dúvidas


Gripe H3N2 tem preocupado brasileiros e piorado o cenário da pandemia de covid-19

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 06/01/2022 às 11:13
Notícia
Reprodução
Surto de gripe H3N2 tem preocupado população - FOTO: Reprodução
Leitura:

O surto da 'nova gripe', a Influenza A H3N2, vem preocupando os brasileiros e os especialistas. O número de casos tem aumentado em todos os estados do Brasil.

O número crescente de casos afetou viagens, serviços e até grandes eventos, como o carnaval, suspenso em várias cidades, por causa da H3N2 e da covid-19.

Para piorar, ainda tem a preocupação com a flurona, que é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes - para gripe e covid-19 - dão positivo. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).

Veja abaixo respostas para algumas das mais frequentes e importantes dúvidas sobre a nova gripe, Influenza A H3N2:

Como tratar H3N2? 

Segundo médicos ouvidos pelo UOL, o tratamento contra a H3N2 deve ser feito com medicamentos que combatam os sintomas da nova gripe.

A obstetra obstetra Monique Novacek reforçou que é preciso manter todos os cuidados da pandemia, lavar as mãos, evitar aglomeração, usar máscara, para evitar se contaminar.

No caso de sintomas, é preciso procurar imediatamente uma unidade médica. "Vocês que têm o mínimo sintoma de febre, dor de garganta, mal estar, tosse, procure uma unidade de saúde, não deixe passar muito tempo", alertou a médica.

Tem remédio para Influenza H3N2?

As medicações para a gripe H3N2 são aquelas que combatam diretamente os seus sintomas. No entanto, a recomendação é que sempre se procure um médico ou especialista. A automedicação é arriscada e pode provocar problemas de saúde.

Outra dica é, caso você não esteja com sintomas de gripe, tomar a vacina contra a gripe. Ela ajuda a combater os vírus da Influenza.

Os principais sintomas da H3N2 são coriza, tosse, for de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.

Vacina H3N2 onde tomar?

A procura pela vacinação contra a Influenza aumentou, desde o surto da nova gripe, Influenza A H3N2. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um anúncio, nessa quarta (5), sobre a vacina contra a H3N2.

Tire aqui suas dúvidas sobre vacina contra a nova cepa da gripe, Influenza A H3N2.

Como ter atendimento para a gripe de graça e sem sair de casa?

Em Pernambuco, é possível ter atendimento para a gripe de graça e sem sair de casa. A gripe H3N2 pode ser tratada de forma online.

O atendimento para a gripe H3N2 acontece por meio da mesmaferramenta criada no início da pandemia para dar suporte remoto a pacientes com suspeita de covid-19.

O Atende em Casa atua para orientar, por meio do teleatendimento, usuários que apresentem qualquer tipo de sintoma gripal, seja suspeita de Covid-19 ou de influenza H3N2, que e precisem de suporte especializado.

A teleorientação busca acolher o usuário em sua experiência de adoecimento, confirmar as condições e sintomas referidos no questionário e orientar sobre os cuidados necessários a cada classificação de risco.

O Atende em Casa também conta com o teleacolhimento, serviço de apoio emocional para a população com sintomas gripais que apresenta sofrimento psíquico pelo isolamento domiciliar ou pela própria doença.

Como conseguir atendimento online para a gripe?

A ferramenta pode ser acessada por aplicativo de celular com sistema Android ou pelo site do Atende em Casa, clicando aqui

Quem pode usar o atendimento online para a gripe H3N2?

Atualmente, o Atende em Casa está disponível para 146 municípios pernambucanos que fizeram adesão à ferramenta.

Também é possível agendar a testagem para detecção da Covid-19 com dia, hora e local pré-determinados.

Quais são os sintomas da H3N2? Como saber se estou com H3N2?

Os principais sintomas da H3N2 são coriza, tosse, for de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.

H3N2 mata? Gripe é perigoso?

Sim, a gripe é uma doença perigosa, inclusive a nova cepa. Em casos graves, o vírus Influenza A H3N2 pode matar. Estados brasileiros já registraram óbitos causados pela gripe H3N2.

Como é a transmissão da Influenza H3N2? Qual o tempo de isolamento para quem estiver com sintomas da H3N2?

De acordo com o médico Felipe Duarte, gerente de Pacientes Internados e Práticas Médicas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou à revista Veja que quem apresentar os sintomas da variante deve ficar sete dias em isolamento.

Ainda segundo o especialista, é importante que o paciente procure repousar, mantenha a boa alimentação, hidrate-se e utilize medicamentos para amenizar dores e febre.

Diferença entre covid e H3N2

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas com sintomas não sabem se estão com a covid-19 ou gripe.

Para se realizar um diagnóstico, a primeira indicação é uma consulta com um especialista. Caso você queira saber as diferenças entre as doenças, pode consultar os sintomas de ambas as doenças.

Sintomas de gripe H3N2 e de covid-19

  • Congestão nasal
  • Dor no corpo
  • Dor na garganta
  • Febre alta
  • Tosse
  • Garganta inflamada

Fatores específicos da gripe H3N2

  • Sintomas mais intensos no início do quadro
  • Melhora após o 5º dia de doença

Sintomas específicos da covid-19

  • Covid-19
  • Sintomas mais intensos entre o 5º e o 7º dia
  • Perda de olfato e paladar (na infecção pela ômicron, contudo, esses sinais não têm sido mais tão observados)
  • Piora do sintomas pode ocorrer a partir do 7º dia de doença

Como diagnosticar H3N2? Tem teste para Influenza H3N2? 

O teste para detectar a influenza A H3N2 é parecido com da covid-19, ou seja, por coleta de material nasal.

Por conta disso, para ajudar no diagnóstico dos casos, a Secretaria de Saúde do Recife passou a processar todos os testes do tipo RT-PCR colhidos em pessoas sintomáticas tanto para covid-19 como para influenza.

Além disso, quem tiver sintomas gripais pode procurar nas farmácias o teste 3 em 1m, que é capaz de identificar se a pessoa está com o novo coronavírus ou influenza A e B.

O teste farmacêutico é realizado por meio de uma amostra coletada pelo nariz, pela nasofaringe ou pela orofaringe. Ele identifica a presença de antígenos virais do coronavírus e da influenza, e leva 15 minutos para apresentar os resultados.

O teste 3 em 1 é indicado para três situações bem específicas: quando o paciente tem sintomas de influenza; para pessoas com sintomas de covid entre três a seis dias; ou para uma pessoa assintomática que teve contato com um doente.

Apesar de identificar a presença do coronavírus ou da influenza, o teste 3 em 1 não identifica a carga viral do paciente e nem qual variante dos vírus está presente.

Onde realizar o teste para H3N2 no Recife?

A Secretaria de Saúde do Recife oferece oito pontos fixos de testagem gratuita que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro
  • Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério
  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela
  • Upinha Vila Arraes, na Várzea
  • Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado
  • Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira
  • Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição
  • Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura

Comentários

Mais Lidas