O meteoro avistado por moradores do Triângulo Mineiro na noite dessa sexta-feira (14) viajou em uma velocidade de 43,7 mil km/h sobre a Terra, no qual percorreu 109,3 km em 9 segundos, e desapareceu a 18,3 km de altitude entre os municípios de Perdizes e Araxá, em Minas Gerais.
Os dados foram divulgados pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). A equipe da Bramon calculou que o meteoro atingiu a atmosfera em um ângulo de 38,6º em relação ao solo e começou a brilhar a 86,6 km de altitude sobre a zona rural de Uberlândia, em Minas Gerais.
>> Câmeras registram meteoro em Pernambuco e outros dois Estados; veja vídeo
O clarão gerado pelo corpo celeste pôde ser avistado dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e do Distrito Federal. Quem conseguiu ver o fenômeno relatou que um rastro de luz foi deixado no céu, seguido de um estrondo.
A Bramon ainda está trabalhando nos cálculos para determinar o tamanho do objeto e da área de dispersão dos possíveis meteoritos.
Veja aqui o vídeo do meteoro:
IMPACTO: Moradores relatam queda de meteoro em Minas Gerais. Testemunhas afirmam que clarão no céu foi seguido de forte estrondo e tremor de terra. Não foram reportados danos. Câmeras de segurança registraram a entrada do corpo celeste na atmosfera. pic.twitter.com/T8E3gRDAP6
— Renato Souza (@reporterenato) January 15, 2022
Com informações do Tilt, do UOL