luto

Morre a cantora Elza Soares, aos 91 anos, no Rio de Janeiro

De acordo com assessoria da artista, ela morreu de causas naturais

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 20/01/2022 às 17:26 | Atualizado em 20/01/2022 às 18:21
Notícia
MARCOS HERMES/DIVULGAÇÃO
Elza Soares tinha 91 anos - FOTO: MARCOS HERMES/DIVULGAÇÃO

Conteúdo em atualização

A cantora Elza Soares, de 91 anos, morreu de causas naturais na tarde desta quinta-feira (20) no Rio de Janeiro. O comunicado foi feito pela assessoria da artista nas redes sociais.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz trecho do texto.

>> Elza Soares morreu exatamente 39 anos depois que Garrincha, seu 'grande amor'

>> Quantos filhos teve Elza Soares? Quem são eles? Cantora morreu aos 91 anos de idade

>> Elza Soares e Malandro: ouça o maior sucesso da carreira da cantora

A equipe da cantora não deu mais informações sobre a morte da artista, no entanto, ainda na publicação, enalteceu a artista, que foi um das maiores vozes brasileiras.

"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação", continuou texto.

Por fim, a publicação se despediu cantora e ressaltou que Elza Soares "cantou até o fim da sua vida". "A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

 

Considerada uma das maiores vozes da música brasileira, Elza Soares começou sua carreira no samba fim dos anos 50.

Quem foi Elza Soares?

De origem humilde, Elza Soares nasceu na comunidade "Moça Bonita", atualmente conhecida como Vila Vintém, no Rio de Janeiro.

Quando tinha 12 anos de idade, o pai de Elza a obrigou a se casar com Lourdes Antônio Soares. Dessa relação nasceu, no ano a seguir, João Carlos, que veio a falecer em decorrência de uma doença.

Com apenas 15 anos, Elza perdeu o seu segundo filho, que também veio a falecer. O casamento foi abruptamente interrompido com a morte do marido, deixando a cantora viúva aos 21 anos.

Aos 27 anos, já era mãe de cinco crianças (quatro meninos e uma menina).

A cantora conheceu Garrincha, que veio a ser seu parceiro de longa data, durante a Copa do Mundo no Chile, onde se apresentou representando o Brasil. Na ocasião, o jogador era casado.

Carreira

Trabalhando como encaixotadora e conferente em uma fábrica de sabão, Elza deu início a sua carreira musical na Rádio Tupi, em 1953, em um programa de calouros.

Já em 1959, ela gravou um disco que tinha o samba "Se Acaso Você Chegasse", de Lupicínio Rodrigues. A canção alavancou a sua carreira.

De lá para cá, a cantora colecionou diversos sucessos. Entre eles "A Carne", "Maria da Vila Matilde", "Eu Bebo Sim", "Malandro" e outros.

 

Comentários