pandemia

Pessoas infectadas e vacinadas contra a covid-19 adquirem 'superimunidade', diz estudo

Pesquisa foi realizada com 104 pessoas vacinadas contra o novo coronavírus

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 25/01/2022 às 21:22 | Atualizado em 26/01/2022 às 15:33
Notícia
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A pesquisa contou com a participação de 104 pessoas vacinadas contra a covid-19 - FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Oregon Health & Sience University (OHSU), dos Estados Unidos, aponta que pessoas com infecção pela novo coronavírus e vacinadas adquirem "superimunidade". O estudo foi publicado pela revista Science Immunology nesta terça-feira (25).

>> Recife libera vacinação contra covid-19 para todas as crianças a partir dos 8 anos

>> Covid-19: Vacinação das crianças a partir dos 6 anos com a Coronavac é autorizada em Pernambuco

De acordo com a pesquisa, quem se encontra com o quadro desenvolve uma imunidade superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina. A conclusão do estudo é de que "a resposta imunológica medida no soro sanguíneo revelou anticorpos mais abundantes e eficazes".

Apesar da boa notícia, o levantamento foi realizado antes da aparição da variante Ômicron, mas os pesquisadores acreditam que as respostas híbridas sejam semelhantes a esta variante.

Com relação à ordem da infeção e vacina, o coautor do estudo e professor de microbiologia molecular e imunologia da OSHU, Fikadu Tafesse, não faz diferença se a pessoa foi infectada depois de ter sido vacinada ou vice-versa, pois nos dois casos a resposta imunológica é alta.

Como foi feita a pesquisa

A pesquisa contou com a participação de 104 pessoas vacinadas contra a covid-19 que foram divididas em três grupos.

O primeiro foi composto por 42 vacinadas, que não foram infectadas contra a doença, enquanto o segundo foi formado por 31 pessoas vacinadas após terem sido infectadas. Por fim, o terceiro grupo foi de 31 pessoas pessoas infectadas depois da vacinação.

Além disso, os participantes foram controlados de acordo com idade, sexo, tempo de vacinação e infecção. Os pesquisadores recolheram amostras de sangue de cada um, que foram expostas a três variantes do coronavírus em laboratório.

Por fim, os especialistas concluíram que dois grupos apresentaram "imunidade híbrida", ou seja, os dois grupos infectados e vacinados geraram maiores níveis de imunidade.

Com informações de O Hoje

Veja também: segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano, apesar do mundo estar sofrendo um momento de aumento de casos por causa da variante ômicron; veja o pronunciamento e entenda

Comentários