Previdência

INSS 2022: Prova de vida fica mais fácil a partir desta quarta (2); veja o que muda

A mudança na prova de vida do INSS será fruto de uma portaria que será assinada nesta quarta-feira (2)

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 02/02/2022 às 11:05 | Atualizado em 03/02/2022 às 17:55
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
Concurso do INSS está com inscrições abertas - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo federal vai alterar as regras da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo é facilitar a prova de vida do INSS, que é exigida anualmente dos segurados do INSS. As informações são do Poder 360.

>> Como o INSS saberá se o beneficiário está vivo sem a prova de vida? Tire suas dúvidas sobre as novas regras do procedimento

A mudança será fruto de uma portaria que será assinada nesta quarta-feira (2), em cerimônia que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, no Palácio do Planalto.

A prova de vida é exigida anualmente dos 36 milhões de segurados do INSS, para evitar fraudes na concessão dos benefícios previdenciários. 

Nova prova de vida do INSS

Segundo o Executivo, a prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS passará a ser feito por meio do cruzamento de informações entre as bases de dados do governo e, por isso, “ficará mais fácil”. Ou seja, o beneficiário não precisará fazer nada.

A comprovação de vida é feita no mês de aniversário do segurado de forma presencial no banco que paga o benefício ou deforma digital pelo aplicativo Meu INSS.

A prova de vida digital está disponível para os segurados que têm a biometria cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segurados com mais de 80 anos de idade ou dificuldade de locomoção também podem usar o aplicativo Meu INSS para pedir que a prova de vida seja feita no domicílio.

Quem vai fazer a prova de vida do INSS do jeito novo?

A nova forma de realização da prova de vida do INSS valerá para os segurados que fizerem aniversário a partir da data de publicação da portaria. O governo ainda não apresentou mais detalhes das mudanças.

Confira também: assista ao vídeo do TV Jornal Meio Dia de 10/1/2022 e veja a conversa da repórter Simone Santos com João Varela, especialista em direito previdenciário e entenda mais sobre a prova de vida do INSS

Comentários