Dúvidas

Como faço para saber se tenho direito ao PIS? Como saber se recebo PIS? Veja últimas notícias do abono salarial

Na próxima semana, começa o calendário do abono salarial do PIS/Pasep 2022

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 03/02/2022 às 9:40 | Atualizado em 03/02/2022 às 9:40
Notícia
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Banco Central liberou consulta de Valores a Receber em 2023 - FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Na próxima semana, começará o calendário do abono salarial do PIS/Pasep 2022 de fevereiro, pago aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por, pelo menos, 30 dias, em 2020.

O abono salarial ano-base 2020, que deveria ter sido pago no ano passado, foi adiado este ano, quando o governo optou por transferir os fundos destinados ao PIS/Pasep para o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que vigorou de abril a agosto de 2021.

Muitos brasileiros ainda estão em dúvida sobre o benefício. As principais perguntas em torno do abono salarial são Como faço para saber se tenho direito ao PIS? e Como saber se recebo PIS? Confira as respostas para essas e outras perguntas abaixo:

Trabalhadores podem perder o PIS 2022

Trabalhadores inscritos no PIS têm direito ao abono salarial, mas podem perder caso não sigam as regras para o saque. Saiba como não perder o benefício:

Vai ter 2 PIS em 2022?

Uma das principais dúvidas dos beneficiários é se o PIS vai ser em dobro, em 2022. Todo mundo quer saber como vão ser os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2022. Veja abaixo:

Como faço para saber se tenho direito ao PIS?

Tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2022 quem trabalhou com carteira assinada no ano/base (2020) e recebeu até dois salários mínimos.

O governo informou que o abono será pago para 22 milhões de trabalhadores da iniciativa privada (PIS), por meio da Caixa, e também para 1 milhão do setor público (PASEP), no Banco do Brasil.

Para saber se tem direito ao PIS, primeiro, você precisa verificar se atende a todos os requisitos do abono salarial do PIS/Pasep. Confira abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Receber até dois salários mínimos mensais em 2020;
  • Trabalhar com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias (consecutivos ou não) em 2020;
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como saber se recebo PIS? 

Você pode consultar seu PIS de diferentes formas e saber se tem direito. A consulta do valor do PIS 2022, segundo a Caixa Econômica Federal, pode ser feita nos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador.

Número da caixa pra saber do PIS: 0800 Caixa PIS

 Também é possível fazer a consulta do PIS 2022 pelo telefone para saber sobre o PIS. O número da Caixa para saber do PIS é  0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão), o 0800 Caixa PIS.

 

Tabela do PIS 2022 e calendário de pagamento

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores do setor privado. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores públicos.

Não habilitado PIS 2022 na carteira digital

O que fazer se estiver como não habilitado o PIS 2022 na Carteira de Trabalho Digital? Confira abaixo.

Comentários