Consultar o PIS

Abono salarial: Qual o número da caixa para consultar o PIS? Cartão cidadão é PIS? Como consultar o PIS pelo portal Meu INSS?


A consulta ao PIS 2022 já está aberta aos beneficiários do abono salarial

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 03/02/2022 às 10:26
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
oa parte dos beneficiários do abono salarial do PIS/Pasep já pode consultar os valores a receber. - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil
Leitura:

Boa parte dos beneficiários do abono salarial do PIS/Pasep já pode consultar os valores a receber. O calendário do benefício começa na próxima semana.

Apesar disso, muita gente ainda está com dúvidas sobre o abono salarial. Entre as principais estão Qual o número da caixa para consultar o PIS? Cartão cidadão é PIS? Como consultar o PIS pelo portal Meu INSS? Veja respostas para essas e outras perguntas abaixo.

Vai ter 2 PIS em 2022?

Uma das principais dúvidas dos beneficiários é se o PIS vai ser em dobro, em 2022. Todo mundo quer saber como vão ser os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2022. Veja abaixo:

Trabalhadores podem perder o PIS 2022

Trabalhadores inscritos no PIS têm direito ao abono salarial, mas podem perder caso não sigam as regras para o saque. Saiba como não perder o benefício:

Como saber se recebo PIS? 

Você pode consultar seu PIS de diferentes formas e saber se tem direito. A consulta do valor do PIS 2022, segundo a Caixa Econômica Federal, pode ser feita nos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador.

consulta ao PIS está válida para trabalhadores nascidos nos meses de janeiro a junho e os trabalhadores dos municípios afetados pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 0207.

Portal Meu INSS e o PIS

Uma das maneiras de consultar o PIS na internet usando o número de CPF é por meio do site Meu INSS, que centraliza vários serviços, como consultar extratos e declarações. 

Confira abaixo o passo a passo para consultar o número do PIS pelo CPF:

Reprodução
Meu INSS é site utilizado para consultar o PIS pelo CPF - Reprodução

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar” no canto superior direito;
  3. Pressione “Login”;
  4. Escolha "Crie sua conta";
  5. Preencha os dados solicitados (CPF, nome, e-mail, celular), clique no captcha, marque "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade" e clique em “Continuar”;
  6. Marque as respostas corretas para as perguntas "Qual é o primeiro nome da sua mãe?", "Em que dia você nasceu?" e "Qual é o seu mês de nascimento?" e clique em “Continuar”;
  7. Nas telas seguintes, clique nas respostas corretas para as perguntas de confirmação e clique em "Continuar";
  8. Escolha se quer receber o código de confirmação por SMS ou e-mail;
  9. Insira o código de confirmação que você recebeu por SMS ou e-mail e pressione "Validar Cadastro";
  10. Insira uma senha de sua preferência e clique em "Criar Senha";
  11. Clique em "Meu INSS";
  12. Faça seu Login em “Entrar” no canto superior direito;
  13. Seu nome vai estar no canto superior direito, e ao clicar nele você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.

Como consultar o PIS no CNIS

Outra maneira de consultar o PIS pelo CPF é pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), do INSS.

Reprodução
PIS pode ser consultado pela internet, usando número do CPF - Reprodução

  1. Acesse o site e clique no ícone “Cidadão”;
  2. Selecione a opção “Inscrição”, no menu superior, e em seguida escolha “Filiado”;
  3. Preencha todos os dados solicitados, marque o captcha e, em seguida, assinale “Continuar”;
  4. Uma mensagem surgirá na tela informando o número do NIT.

Como descobrir o número do PIS e do Pasep na Carteira de Trabalho (CTPS)

Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultando a Carteira de Trabalho. Nela, junto a seus dados pessoais, o úmero fica logo nas primeiras páginas.

Número da caixa para consultar o PIS

Existem diversas formas de consultar o abono salarial do PIS/Pasep 2022. Para consultar o PIS, existe o número da caixa Econômica.

Além do telefone da Caixa para o PIS, existe um telefone PIS 2022, um número específico, como um '0800 PIS'. Veja todas as formas abaixo:

  • Para saber se tem direito, qual o valor do abono salarial do PIS, a data e o respectivo banco de recebimento, é só ligar para a central Alô Trabalhador, telefone 158, está disponível para atendimento.
  • No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consultar do saldo é na página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001.
  • Dúvidas podem ser consultadas no atendimento da Caixa, no número 0800 726 0207, pelo site e pelo aplicativo Caixa Trabalhador (Android ou iOS). Em relação ao PASEP, o atendimento do Banco do Brasil é no número 0900 729 0001, pelo site e também pelo aplicativo do banco (Android ou iOS).

Número da caixa pra saber do PIS: 0800 Caixa PIS

 Também é possível fazer a consulta do PIS 2022 pelo telefone para saber sobre o PIS. O número da Caixa para saber do PIS é  0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão), o 0800 Caixa PIS.

Cartão cidadão é PIS?

O Cartão do Cidadão facilita seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, como o abono salarial do PIS/Pasep, e pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal presentes pelo país.

O Cartão do Cidadão é para você, que possui benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque, como FGTS, Abono Salarial do PIS/Pasep, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil, e não possui conta na Caixa.

Para garantir acesso ao seu cartão, mantenha seu endereço e telefone sempre atualizados.

Se você possui conta individual, como Poupança e/ou Conta Corrente, na Caixa Econômica Federal, poderá ter seu benefício creditado diretamente na conta, não sendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão.

Tabela do PIS 2022 e calendário de pagamento

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores do setor privado. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores públicos.

Não habilitado PIS 2022 na carteira digital

O que fazer se estiver como não habilitado o PIS 2022 na Carteira de Trabalho Digital? Confira abaixo.

Comentários

Mais Lidas