dinheiro

Trabalhador pode receber elevar saldo do PIS/Pasep em até 50 vezes ao solicitar revisão; entenda

Concedido pelo Governo Federal, o PIS/Pasep é destinado a trabalhadores de empresas privadas e públicas, respectivamente

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 03/02/2022 às 18:51
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
O Auxílio Brasil vai pagar R$ 600 aos beneficiários a partir de agosto. - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

Concedido pelo Governo Federal, o PIS/Pasep é destinado a trabalhadores de empresas privadas e públicas, respectivamente. Por meio dele, o funcionário recebe um abono salarial de até um salário mínimo anualmente. Além disso, existem as cotas do Fundo PIS/Pasep, que os trabalhadores só podem sacar uma vez na vida.

>> PIS/Pasep: Mais de 300 mil trabalhadores vão poder sacar R$ 208 milhões esquecidos a partir da próxima terça (8); veja como sacar

Essas cotas, por sua vez, são destinadas apenas a trabalhadores que possuíram carteira assinada entre os anos de 1971 e outubro de 1988. Na época, tanto o PIS quanto o Pasep funcionavam como uma espécie de fundo reserva aos trabalhadores.

Neste fundo, os empregadores depositavam o benefício de maneira individual, no qual os valores poderiam ser sacados com rendimento. No entanto, a partir de 1988 os programas foram unificados. No entanto, os depósitos dada época permaneceram em contas individuais.

>> PIS/Pasep tem três pagamentos confirmados para a próxima semana; veja como receber e últimas notícias

No momento de sacar as cotas referentes ao período, os trabalhadores se depararam com valor abaixo do que deveriam ter recebido. Isto porque os valores foram repassados sem a correção monetária. Dessa forma, surgiu a revisão do PIS/Pasep.

Quem pode solicitar a revisão do PIS/Pasep

Pode solicitar a revisão do PIS/Pasep trabalhadores que possuíram carteira assinada entre os anos de 1971 e outubro de 1988. Além disso é necessário:

  • Reunir documentos como: extrato do PIS/Pasep, identidade, comprovante de residência, planilha de cálculos com a diferença devida;
  • Procurar um advogado, e junto a ele analisar se há alguma irregularidade no valor do benefício;

Como solicitar a revisão do PIS/Pasep

Para solicitar a revisão, é preciso que um advogado solicite a aplicação dos rendimentos não aplicados na época. Há casos de trabalhadores que ao solicitar a revisão conseguiram aumentar em até 50 vezes o saldo do benefício.

No entanto, cabe enfatizar que antes de entrar com a ação é necessário que o trabalhador se certifique que seu perfil se enquadra nas condições da revisão do PIS/Pasep.

Com informações da Rede Jornal Contábil

Comentários