LÁZARO PERNAMBUCANO

Lázaro Pernambucano: Quem é Edson Cândido, o suspeito de matar 2 jovens em Pernambuco? Ele se esconde em mata há quase uma semana

Os corpos das vítimas foram encontrados com sinais de violência sexual

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 04/02/2022 às 17:39 | Atualizado em 04/02/2022 às 17:49
Notícia
Reprodução/ TV Jornal
Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, foi preso depois de oito dias de buscas; ele se entregou na casa de parentes em Vitória de Santo Antão - FOTO: Reprodução/ TV Jornal

Uma pacata cidade localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco vive dias de terror. No município de Glória do Goitá, duas mulheres foram encontradas mortas na mesma semana. Ambas tinham sinais de violência sexual.

A polícia realiza uma força-tarefa na cidade para tentar encontrar o criminoso, que já está conhecido na mídia como o 'Lázaro Pernambucano', em alusão ao serial killer Lázaro Barbosa, de Brasília.

Leia mais: FOTOS: Veja imagens reais da caçada a Lázaro Barbosa; policiais nas matas e córregos, armas, viaturas e até selfie

O homem foi visto pela última vez próximo a uma bomba d'água localizada na casa da mãe dele, segundo um morador da área, que informou que o suspeito estava sem camisa e com os olhos vermelhos.

A Polícia Civil de Pernambuco está desde a última segunda-feira (31) nas buscas pelo suspeito junto com a população local e pessoas de outras cidades em Sítio Canavieira, Zona Rural da cidade em que ocorreram os crimes e onde mora a mãe do acusado.

Mas afinal, quem é o suspeito de matar as duas mulheres?

Quem é o Lázaro Pernambucano? 

Edson Cândido Ribeiro,  tem 35 anos e já conhecido do sistema penitenciário pernambucano. De acordo com a mãe do suspeito, passou de seis a oito anos preso por um crime de estupro, cometido em Pombos, na Zona da Mata. O crime ocorreu em setembro de 2013.

"Topede", como ele é conhecido, estaria em liberdade condicional desde 26 de outubro de 2021. 

O homem está sendo chamado de Lázaro pernambucano por estar causando na população o mesmo medo causado por Lázaro Barbosa de Sousa, um serial ganhou notoriedade em junho de 2021, após matar quatro pessoas de uma mesma família no Distrito Federal.

Veja também: Caso Lázaro Barbosa: Relembre momentos dramáticos da tentativa de capturar o serial killer de Brasília

Relacionamento amoroso com uma das vítimas

De acordo com informações apuradas pela reportagem da TV Jornal, uma das vítimas de Edson já havia se relacionado com o suspeito. Kauany Maiara Marques da Silva foi vista pela última vez no dia 29 de janeiro no centro de Glória do Goitá com o suspeito. 

Vítimas

Edson Cândido Ribeiro é suspeito de estuprar e matar Kauany Maiara Marques da Silva, de 18 anos. A jovem estava desaparecida desde o último sábado (29) e teve corpo encontrado em uma manilha dentro do canal que corta a comunidade de Capuchinho, em Glória de Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, na terça-feira (1°).

Reprodução: TV Jornal.
Kauanny foi encontrada morta na cidade de Glória do Goitá. - Reprodução: TV Jornal.

Além de Kauany, o homem é suspeito de ter estuprado e assassinado Jailma Muniz da Silva, de 19 anos, em 31 de janeiro.

Reprodução / TV Jornal
Ela teria sido morta enquanto estava indo levar comida para mãe. - Reprodução / TV Jornal

Lázaro Barbosa

Por seus crimes e estar escondido na mata, Edson Cândido é comparado a Lázaro Barbosa, que ficou conhecido como o 'serial killer de Brasiília'.

Lázaro Barbosa fugiu de 270 policiais, por 20 dias. Na fuga, ele invadiu dezenas de propriedades rurais no entorno do Distrito Federal, fez reféns e trocou tiros com a polícia. Estima-se que cerca de 70% da população da região deixou suas casas, com medo do criminoso.

Lázaro Barbosa foi morto na segunda-feira, 28 de junho de 2021, em confronto com a polícia. 

Lázaro Barbosa ficou conhecido como 'serial killer de Brasília'
Lázaro Barbosa ficou conhecido como 'serial killer de Brasília'
Reprodução

O que diz o TJPE sobre Edson Cândido Ribeiro?

Em sentença prolatada em 15 de setembro de 2014 pela Vara Única da Comarca de Pombos no processo 0000947-97.2013.8.17.1150, Edson Cândido Ribeiro foi condenado a uma pena total de 13 anos e cinco meses de reclusão de reclusão e 60 dias multa, para ser cumprido em regime inicial fechado. Na pena total de 13 anos, foram computados dois crimes: o de estupro, que teve pena de 9 anos de reclusão, e o de roubo, que teve pena de 4 anos e 5 meses de reclusão e 60 dias multa. Não teve direito a recorrer em liberdade, porque já estava preso, cumprindo pena por outro processo.

Na ação penal 0000182-09.2009.8.17.1590, o réu Edson Cândido foi condenado a pena de 9 anos e oito meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, pelo crime de roubo, em sentença prolatada em 27 de abril de 2009, pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Vitória de Santo Antão. Nesse primeiro processo, ele ficou preso durante toda a instrução processual, desde 26 de dezembro de 2008, em razão de flagrante delito, e permaneceu preso após a condenação definitiva.

Somados os dois processos, havia uma pena de 23 anos e 1 mês. Desse total, o réu cumpriu 13 anos, 4 meses e 18 dias de reclusão, sendo pelo menos cerca de 11 anos e sete meses em regime fechado.

Ficou preso em regime fechado até 26 de agosto de 2020, quando foi para o regime semi-aberto.

Em 19 de dezembro de 2021, teve direito ao livramento condicional por ter cumprido com todos os requisitos previstas na Lei de Execução Penal (nº 7.210, de 11 de Julho de 1984) e também por ter boa conduta confirmada em Atestado de Conduta emitido, em 30 de setembro de 2021, pela Secretaria de Ressocialização (Seres), quando o réu ainda estava na Penitenciária Agro Industrial São João.

Já existe um mandado de prisão de Edson Cândido, expedido pela Vara Única da Comarca de Gloira do Goitá na última terça-feira (1º/02), às 11h22. Sem prejuízo dessa medida prisional já tomada pelo TJPE, o livramento condicional também será suspenso pela Vara de Execução em Meio Aberto da Capital (VEPEMA), assim que a Unidade receber o informação de que houve indiciamento do apenado pela prática de novos delitos.

 

Comentários