PIS/PASEP 2022

PIS não habilitado: o que fazer e telefone da Caixa para consultar PIS

Veja o que fazer caso seu PIS não esteja habilitado.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 10/02/2022 às 17:42 | Atualizado em 14/02/2022 às 16:30
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Programa social substituiu o Bolsa Família após sua extinção pelo governo federal em 2021 - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep foi iniciado na última terça-feira, 8 de fevereiro. Beneficiários já começaram a receber o dinheiro. Porém, alguns trabalhadores checam que o PIS consta como "não habilitado". 

VEJA TAMBÉM:

Mas como deixar o PIS habilitado? Para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital, será necessário que o trabalhador faça o download ou atualize o aplicativo em seu celular, depois acesse a aba "Benefícios" e "Abono Salarial", para verificar se está apto para receber o benefício, bem como valor, dia e banco de recebimento.

 

VEJA MAIS: 

A data de pagamento e o respectivo banco de recebimento também podem ser acessados por meio do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.

VEJA TAMBÉM: Dois saques do PIS liberados em fevereiro; saiba quem recebe 

Telefone da Caixa

O número de telefone para consultar o PIS é o da central Alô Trabalhador, telefone 158, também estará disponível para atendimento.

A ligação é gratuita caso você ligue de um telefone residencial. Se for através do celular, o custo será de uma ligação local.

No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, há a opção de ligar para o telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Fundo PIS/Pasep

As cotas no Fundo PIS/Pasep, por sua vez, já estão liberadas para saque. No total, cerca de 10 milhões de trabalhadores podem realizar o saque do montante que chega a R$ 23 bilhões.

Apesar de serem diferentes, muitas pessoas confundem o abono salarial do PIS/Pasep com o Fundo do PIS/Pasep.

SAIBA MAIS: FGTS 2022: Como sacar o Saque calamidade do FGTS? Quem tem direito ao dinheiro? Veja se recebe

Isso porque enquanto o abono salarial é pago anualmente, as cotas do PIS/Pasep são pagas uma única vez na vida. Elas são destinadas a trabalhadores que possuíram carteira assinada entre os anos de 1971 e outubro de 1988.

Neste último, em caso de falecimento do trabalhador, os herdeiros podem realizar o saque. Para saber se você tem direito ao saque, é necessário entrar em contato com a Caixa ou com o Banco do Brasil

Comentários