Auxílio Emergencial e Imposto de Renda

IMPOSTO DE RENDA 2022: Quem recebe o Auxílio Emergencial deve declarar imposto?

Confira se quem recebeu o Auxílio Emergencial deve ou não incluir o programa na Declaração do Imposto de Renda 2022

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 16/02/2022 às 11:32 | Atualizado em 16/02/2022 às 13:49
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal já lançou o aplicativo do Auxílio Brasil que começa a ser pago na próxima quarta-feira (17) - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Auxílio Emergencial foi recebido por mais de 30 milhões de famílias no ano de 2021 e, neste ano de 2022, uma das dúvidas mais comuns entre os beneficiados pelo programa é se quem recebe o Auxílio Emergencial deve ou não declarar o Imposto de Renda.

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As normas para a entrega da Declaração de Imposto de Renda para o ano de 2022 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal (RFB), todavia, no portal da RFB estão as orientações para a entrega da documentação. 

Marcello Casal JrAgência Brasil
IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019 - Marcello Casal JrAgência Brasil

De acordo com as normas, o Auxílio Emergencial é considerado um rendimento tributável para fins da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física.

Ou seja, a regra determina que o cidadão precisa informar todos os rendimentos tributáveis recebidos por ele e seus dependentes financeiros.

Sendo assim, quem recebe Auxílio Emergencial ou possui dependentes financeiros que recebem o auxílio deve declarar o benefício no Imposto de Renda.

 

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