Botijão de Gás

Auxílio Gás volta em março; como se cadastrar no Auxílio Gás? Veja tudo sobre Auxílio Gás e cadastro

O pagamento do Auxílio Gás foi pausado, em fevereiro, e volta em março; veja calendário completo

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 03/03/2022 às 11:29 | Atualizado em 03/03/2022 às 11:30
Notícia
José Cruz/Agência Brasil
Calendário Auxílio Brasil 2023 começa hoje (18), veja quem recebe nesta quarta-feira e confira o calendário de pagamento do Auxílio Brasil de janeiro de 2023. Também confira todo calendário de pagamento de 2023. Informações sobre valor também estão disponíveis - FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Os pagamentos do Auxílio Gás 2022 não são feitos todos os meses, pois há um intervalo determinado por lei, assim, não houve pagamentos do Auxílio Gás para muitos beneficiários, em fevereiro [saiba mais abaixo].

Em março, no entanto, volta o calendário do Auxílio Gás, junto com o Auxílio Brasil. Abaixo, você pode ver como se cadastrar no Auxílio Gás e tudo sobre o Auxílio Gás cadastro.

Por que tem Auxílio Gás em alguns meses e em outros não?

O Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Assim, quem recebeu em janeiro só volta a receber agora em março, assim como os beneficiários que foram incluídos no benefício e receberam em fevereiro, só voltam a receber em abril. Todos os meses, informamos como fica o pagamento do Auxílio Gás.

Valor do Auxílio Gás

O investimento do Governo Federal no Auxílio Gás neste mês será de R$ 279 milhões. O valor do benefício corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Auxílio Gás cadastro: como se cadastrar no Auxílio Gás?

Não é necessário realizar inscrição para receber o Auxílio Gás. As famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania de acordo com os critérios estabelecidos na lei do programa. Veja abaixo:

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Os critérios de participação são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para fins de implantação do Auxílio Gás, excepcionalmente nos primeiros 90 dias terão prioridade de pagamento do benefício as famílias, nessa ordem:

  • cujo registro do CadÚnico tenha sido atualizado nos vinte e quatro meses anteriores;
  • com menor renda per capita;
  • com maior quantidade de membros na família;
  • beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
  • e com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento para o Auxílio Gás.

O objetivo é contribuir para a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade. Não é necessário prestar contas do recurso transferido.

Para averiguação do valor do benefício, a ANP publicará em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

O programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil sejam atendidos.

O Auxílio Gás segue, a princípio, até 2026.

Telefone do Auxílio Gás

A consulta ao Auxílio Gás pode ser feita pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, além do telefone 111.

Como é o pagamento do Auxílio Gás?

Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados da mesma forma que os repasses do Auxílio Brasil. O cidadão pode movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, e pode realizar compras e pagar contas com o cartão de débito virtual e QR Code.

Os beneficiários que recebem por meio de cartão também podem realizar saques nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes bancários e agências da Caixa Econômica Federal.

Calendário completo do Auxílio Gás e do Auxílio Brasil 2022

Lembrando que o Auxílio Brasil é pago todos os meses e o Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Confira abaixo o calendário completo do Auxílio Gás 2022:

Divulgação/Governo Federal
Calendário do Auxílio Brasil 2022 completo - Divulgação/Governo Federal

Comentários