Dinheiro

PIS NÃO HABILITADO: como resolver? Veja como consultar se você tem direito ao abono salarial

Saiba o que fazer em caso de PIS não habilitado; tire dúvidas sobre o abono salarial 2022

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 10/03/2022 às 10:40 | Atualizado em 10/03/2022 às 10:50
Notícia
Pixabay
Veja quando irá receber pagamento do PIS 2023 em calendário PIS 2023 e descubra quanto irá ser pago em valor do PIS ano-base 2021 na tabela PIS 2023 - FOTO: Pixabay

Uma das formas de consultar o abono salarial do PIS é por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para os sistemas Android e iOS.

No entanto, ao entrar no aplicativo, muitos brasileiros se deparam com a mensagem de 'NÃO HABILITADO'. Confira abaixo o que fazer em caso de PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital.

PIS ano base 2020

Recebem agora os trabalhadores que atuaram formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Portanto, em 2022, será pago o PIS referente ao ano de 2020. A previsão é de que em 2023 seja pago o abono salarial referente ao ano de 2021.

Essas alterações no calendário do abono salarial são realizadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

O Conselho é o responsável por gerir os fundos do programa, seus critérios e por estabelecer o calendário de pagamentos.

Em 2021, a resolução 896 do Codefat adiou o pagamento do benefício e estabeleceu novas regras do programa, confirmando a divulgação do calendário ainda em janeiro de 2022.

Ainda não está claro se em 2022 haverá também o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep aos brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2021.

Quais são os requisitos para receber o abono salarial?

  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Ter ganho no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
  • Também é preciso que a empresa onde trabalhou tenha informado os dados corretamente ao governo.

PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital 

Primeiramente, é preciso que a empresa tenha informado os dados do trabalhador corretamente ao governo. 

Além disso, é necessário que as informações tenham sido passadas dentro do prazo estabelecido que, nesse caso, encerrou no dia 30 de agosto de 2021.

Para saber se a empresa informou os dados dentro do prazo, é preciso consultar o site da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Veja como preencher os dados no portal

Cuidado

Cuidado para não perder o pagamento do PIS 2022.

Trabalhadores inscritos no PIS têm direito ao abono salarial, mas podem perder caso não sigam as regras para o saque do PIS 2022.

Saiba como não perder o benefício:

Comentários