POLÍCIA

Porto de Galinhas: comércio fechado, protesto e vias bloqueadas; morte de menina de 6 anos revolta população

A morte de Heloysa Gabrielle, de 6 anos, nessa quarta-feira (30), motivou o protesto da população.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 31/03/2022 às 15:13 | Atualizado em 31/03/2022 às 16:28
Notícia
BLOG IMAGEM/CORTESIA
Clima tenso em Porto - FOTO: BLOG IMAGEM/CORTESIA

O comércio da área central de Porto de Galinhas, litoral Sul de Pernambuco, amanheceu com praticamente todas as lojas fechadas nesta quinta-feira (31).

O cenário do município seguia em protesto. A Rua Esperança, que fica na comunidade das Salinas, onde a menina de 6 anos foi baleada, também tinha vários pontos de bloqueio.

VEJA: "Minha menina brincava de bicicleta na rua, e eles já desceram atirando", diz pai de criança morta em Porto de Galinhas 

Moradores fizeram as barricadas para para cobrar investigação sobre a morte da garota Heloysa Gabrielle. No protesto, muita gente criticou a ação dos militares do BOPE. O comerciante Daniel Luiz diz que conhecia a garotinha, que morreu enquanto brincava no terraço da avó.

No protesto, muita gente criticou a ação dos militares do BOPE. O comerciante Daniel Luiz diz que conhecia a garotinha, que morreu enquanto brincava no terraço da avó.

Os policiais do BOPE, que participaram da ocorrência que resultou na morte da menina chegaram ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, no Recife, por volta das 22h.

Os militares entregaram três armas, que serão periciadas. Eles contaram , em depoimento, que teriam atirado contra um suspeito que estaria numa moto. Disseram que esse homem estaria armado e teria efetuado disparos contra o efetivo.

Bala perdida

De acordo com o conselho tutelar da cidade, a vítima teria sido atingida por uma bala perdida, durante uma perseguição policial no local. Em nota, a Polícia Militar informou que houve confronto entre uma equipe do BOPE e indivíduos suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas na comunidade.

"Lamentavelmente, uma criança foi atingida, tendo sido socorrida pelo próprio BOPE e populares", escreveu a PM. A corporação afirmou que "ainda não é possível afirmar em que circunstâncias se deu o fato e nem de onde partiu o tiro que a feriu."

Investigações


Sobre o caso, a Polícia Civil de Pernambuco informou que está "investigando as circunstâncias da morte de uma criança, na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas, onde há uma operação da PMPE para combater associações criminosas com atuação no tráfico de drogas". Ainda, afirmou que é "prematuro, neste momento, fazer afirmativas."

Já a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) pontuou que, logo após tomar conhecimento do fato, determinou "a imediata averiguação". "O Departamento de Inspeção (DEPINSP) da Corregedoria, responsável pelo Grupo Tático de Ações Correcionais (GTAC), enviou equipes a Porto de Galinhas para colher as informações, para verificar se há indícios de autoria e de materialidade por conduta que represente infração disciplinar, visando a subsidiar um procedimento apuratório."

*Com informações dos repórteres Julianna Oliveira e Emerson Barros, da TV Jornal e Katarina Moraes do JC

 

Comentários