Redução

Bandeira verde na conta de luz deve voltar ainda em abril; entenda

Anúncio foi feito pelo governo federal nesta quarta-feira (6); saiba quando a bandeira verde na conta de luz deve voltar

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 06/04/2022 às 21:31 | Atualizado em 06/04/2022 às 21:32
Notícia
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Saiba como conseguir descontos na conta de energia - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

Com informações da Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (6) que a conta de luz não contará mais com a bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro de 2021.

A bandeira de escassez hídrica foi aprovada num contexto de crise hídrica, em que os reservatórios das usinas hidrelétricas estavam com níveis abaixo do ideal.

Quando a conta de luz deve voltar para bandeira verde?

A bandeira verde na conta de luz deve voltar a partir do dia 16 de abril, um sábado. Já a tarifa extra deve ser extinta na sexta-feira, dia 15 de abril.

O primeiro anúncio foi feito nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PL). O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial em seguida sobre o assunto.

Desse modo, o valor da conta de luz vai baixar para os consumidores finais.

O que significa bandeira verde na conta de luz?

O sistema de bandeiras tarifárias serve justamente para indicar ao consumidor de energia elétrica o custo real da energia gerada.

A bandeira vermelha sinaliza que as condições para geração de energia não são favoráveis e, portanto, será cobrado um valor maior pelo uso. O sistema também conta com a bandeira amarela.

Já a bandeira verde significa, em resumo, conta de luz mais barata para o consumidor final.

Comentários