Denúncia

Mulher liga mais de 600 vezes para tentar marcar consulta no IMIP, no Recife

Pacientes denunciam dificuldade para marcar consultar no IMIP, no Recife; uma mulher chegou a ligar mais de 400 vezes num único dia

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 06/04/2022 às 22:41
Notícia
Reprodução / TV Jornal
IMIP informou por nota que reconhece dificuldade para marcar consultas e tem trabalhado para reduzir a fila de espera por atendimento - FOTO: Reprodução / TV Jornal

Com informações da repórter Dyandhra Monteiro, da TV Jornal

Mais de 600 ligações para tentar marcar uma consulta no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife. Nos registros telefônicos, apenas na sexta-feira (1º) foram mais de 400 ligações.

Este é o caso da promotora de eventos Kellen Fernandes, que precisa de uma consulta ginecológica no IMIP. Ela, que foi diagnosticada com endometriose, chegou a ter uma cirurgia marcada, mas o procedimento ainda não foi realizado.

"De uns 8 meses pra cá tem sido terrível. São 200, 300, mais de 600 ligações por dia", conta Kellen. Ela explica ainda que os dias de marcação do IMIP geralmente são nos primeiros dias do mês

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Mais de 600 ligações foram feitas na tentativa de marcar uma consulta no IMIP - Reprodução

Pacientes denunciam falta de atendimento no IMIP

O caso de Kellen não tem sido o único. São vários pacientes que denunciam o sistema eletrônico de marcação de consultas do IMIP.

A recepcionista Lucimar de Macena conta que sofreu, em 2019, uma fratura no quadril, passou por cirurgia, mas ainda não conseguiu marcar o retorno ao hospital para uma consulta com um médico ortopedista.

"É constrangedor, porque no meu caso eu fiz tratamento aqui, eu tenho meu histórico devido a um acidente que eu sofri em 2005, preciso de uma revisão da minha perna e do meu quadril e, até aqui, eu não consigo", reclama.

Já o pensionista Flávio Marques relata que há dois meses o pai precisou ser socorrido com uma dor no peito. De acordo com ele, o idoso deu entrada no IMIP e a família foi informada que ele estava com uma obstrução arterial.

Por isso, ele precisa de acompanhamento de um médico cardiologista, mas não consegue marcar a consulta. Flávio disse ainda que quando a irmã conseguiu ter uma ligação atendida às 8 horas da manhã, foi informada de que as marcações estavam encerradas.

O que diz o IMIP

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) informou, através de nota, que reconhece uma "grande demanda suprimida" por atendimento no hospital, e que tem trabalhado para reduzir a fila de espera.

Confira a nota do IMIP na íntegra

Com relação às queixas de dificuldade para marcação de consulta, o IMIP reconhece que existe uma grande demanda reprimida. Por mês, a Instituição realiza cerca de 54 mil atendimentos de consultas ambulatoriais. A Instituição tem trabalhado para reduzir a fila de espera por atendimento e acolher os pacientes que procuram o hospital.

Assessoria de Comunicação do IMIP - Recife, 06 de abril de 2022

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