Justiça Eleitoral

TÍTULO DE ELEITOR: com prazo perto de acabar, veja como tirar, regularizar ou transferir título de eleitor para as eleições 2022

Prazo para emitir, regularizar ou transferir título de eleitor para as eleições 2022 acaba no dia 4 de maio; veja como fazer

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 28/04/2022 às 0:07 | Atualizado em 28/04/2022 às 0:07
Notícia
ANTONIO AUGUSTO/TSE
Aproximadamente 18% dos pernambucanos aptos a votar não compareceram às urnas no último dia 02 de outubro - FOTO: ANTONIO AUGUSTO/TSE

Com informações de Amanda Azevedo, do JC

Com a proximidade das eleições 2022, os tribunais eleitorais já se organizam para encerrar o prazo para emissão, regularização ou transferência de títulos de eleitor.

Já na próxima quarta-feira, 4 de maio, esse prazo deve encerrar para os cidadãos e cidadãs garantirem o direito de voto nas eleições realizadas em outubro deste ano.

A boa notícia é que todos esses serviços podem ser feitos dentro de casa, pela internet, através do sistema Título Net.

QUE DIA É AS ELEIÇÕES DE 2022?

O primeiro turno das eleições 2022 — com a possibilidade de votos para candidatos à Presidência da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais — deve acontecer no primeiro domingo do mês de outubro.

Dessa forma, o dia 2 de outubro deve marcar o primeiro turno das eleições 2022. O segundo turno, por sua vez, deve acontecer somente no último domingo de outubro: o dia 30.

Por isso, é importante estar com o cadastro eleitoral atualizado. Confira abaixo o passo a passo divulgado pelo TSE para cada ação.

TÍTULO DE ELEITOR #ELEIÇÕES2022: COMO TIRAR O DOCUMENTO?

Na página Autoatendimento do Eleitor, através da opção "Tire seu título", o cidadão ou cidadã pode emitir o primeiro título.

Para comprovar a identidade, são solicitados os seguintes documentos:

  • uma foto de si mesmo, ou seja, uma selfie segurando um documento oficial com foto;
  • imagens de frente e verso do mesmo documento;
  • um comprovante de residência, que pode ser a conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo.

Sobre o certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35: “a apresentação desse documento somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos".

Se encaixam nesse critério os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, que compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

REGULARIZAR TÍTULO DE ELEITOR ONLINE 2022; CONSULTA TÍTULO DE ELEITOR

A regularização do título de eleitor também pode ser feita online. Para isso, é preciso consultar a situação eleitoral através do Título Net, no Autoatendimento do Eleitor.

Assim que clicar na opção, basta clicar em "Consultar a Situação do Título Eleitoral". Uma pequena tela, solicitando dados, deve surgir. Após preencher as informações, é só clicar em "Entrar".

VEJA O QUE FAZER EM CASO DE IRREGULARIDADE

Caso a situação esteja irregular, basta ir à página "Quitação de Multas" e rolar a tela até o final para preencher a parte "Consulta de débitos do eleitor".

Depois, clique em "Consultar". Nessa tela, serão mostrados os débitos. É dada a opção de emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), uma espécie de boleto para ser quitado no Banco do Brasil.

O pagamento também pode ser feito via Pix ou cartão de crédito. Basta seguir pela opção "Pagar" e acompanhar as instruções.

Não é necessário enviar comprovante após o pagamento.

APÓS PAGAR A MULTA

Para isso, volte à página de Autoatendimento – Atendimento ao Eleitor e escolha por "Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso". Clique em "Sim" para seguir no processo.

Na página "Atendimento à distância pelo Título Net", busque por "Iniciar seu atendimento à distância", selecione o estado em que reside e preencha todas as informações pessoais solicitadas.

Assim como no caso de emissão de título, é necessário apresentar uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).

TRANSFERÊNCIA DE TÍTULO DE ELEITOR

A transferência do título de eleitor também pode ser feita pelo Autoatendimento do Eleitor. Para solicitar a alteração de domicílio eleitoral, é preciso residir na cidade há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores.

O pedido também pode ser feito pelo Autoatendimento do Eleitor.

Para isso, basta acessar a página Atendimento ao Eleitor e clicar em "Atualize seu endereço". Você será redirecionado para a página "Atendimento à distância pelo Título Net" para dar andamento à sua solicitação.

Busque pela opção "Iniciar seu atendimento à distância" e siga todos os passos indicados pelo sistema.

NOME SOCIAL

Pessoas transexuais ou travestis que desejam usar o nome social nas eleições podem acessar o menu Autoatendimento do Eleitor e clicar em "Inclua seu nome social".

O sistema deve redirecionar até a página "Atendimento à distância pelo Título Net".

Nesta tela, basta clicar em "Iniciar seu atendimento à distância", selecionar o estado em que mora e informar dados pessoais para continuar no processo. A opção de inclusão do nome social aparecerá na segunda tela.

ACOMPANHAMENTO

Independentemente da solicitação, será preciso aguardar a análise dos dados enviados para a Justiça Eleitoral. Acesse "Acompanhar Requerimento" para acompanhar o pedido.

E-TÍTULO

Após o processamento dos dados, se não houver qualquer pendência, basta baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento, dispensando o título de eleitor impresso.

O download do app é de graça e pode ser feito pelo Google Play, nos dispositivos Android, e App Store, no iOS.

Comentários