Projeto de Lei

Preço da gasolina e do gás de cozinha pode diminuir nos próximos dias; entenda

Congresso Nacional aprovou um projeto de lei nesta quinta-feira (28) que pode reduzir o preço dos combustíveis; saiba mais

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 28/04/2022 às 21:39
Notícia
GUGA MATOS / JC IMAGEM
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai apurar a formação de cartel no mercado de venda de combustíveis - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM

Com informações da Agência Brasil

O preço da gasolina, do gás de cozinha e de outros combustíveis pode diminuir nas bombas dos postos e nas centrais de distribuição nos próximos dias. Isso porque o Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (28) um projeto de lei que facilita a redução de tributos.

No início do mês de abril, uma redução no preço do gás de cozinha nas refinarias já havia acontecido.

Na prática, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) permite que os impostos sobre os combustíveis sejam reduzidos sem necessidade de compensar a arrecadação.

Normalmente, quando uma unidade federativa decide reduzir ou isentar algo de tributos, deve indicar uma outra fonte de recursos para compensar a perda na arrecadação.

Com essa nova lei, que deve seguir para sanção da Presidência da República, não existiria mais essa necessidade de indicar uma fonte alternativa de receita.

Desse modo, a medida facilita a redução de tributos de combustíveis, o que pode refletir em um preço menor da gasolina, do gás de cozinha e do diesel para a população.

Comentários