FGTS

FGTS 2022: saque exclusivo para mulheres? FGTS digital? Veja as últimas notícias sobre o FGTS

Veja o calendário do saque extraordinário FGTS e confira as últimas notícias sobre o fundo

Maria Clara Batista
Maria Clara Batista
Publicado em 06/05/2022 às 11:13 | Atualizado em 06/05/2022 às 11:17
Notícia
Reprodução / Internet
FGTS 2022: saque exclusivo para mulheres? FGTS digital? Confira as últimas notícias sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FOTO: Reprodução / Internet

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está com o calendário de saque extraordinário previsto para retornar na próxima quarta-feira (11).

O fundo também traz algumas novidades, como um saque especial voltado a mulheres para custear creches e qualificação profissional.

Além disso, o benefício estreia o FGTS Digital. A nova plataforma, a partir do uso da base de dados do eSocial, busca reduzir o tempo gasto pelas empresas no cumprimento de obrigações acessórias.

Veja o calendário do saque extraordinário FGTS e confira as últimas notícias sobre o fundo.

Saque FGTS exclusivo para mulheres

A primeira medida, publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (5), prevê a liberação de quantias do fundo com a finalidade de auxiliar mulheres a custearem creche para filhos, enteados ou crianças sob guarda judicial de no máximo 5 anos de idade.

Já a segunda medida determina a liberação do fundo para pagamento de cursos de qualificação profissional em áreas como tecnologia, inovação e engenharia.

A medida surge como uma maneira de mitigar a falta de oportunidade de trabalho para mulheres nesses campos específicos.

Os calendários, prazos e valores das duas novas modalidades do FGTS aguardam pela regulamentação do Conselho Curador de Fundo.

Ainda não há prazo para que o estudo seja feito e as modalidades entrem em vigor.

FGTS digital

Na última quarta-feira (4), o Ministério do Trabalho e Previdência, lançou o FGTS Digital.

O portal surge como uma nova maneira de recolhimento do FGTS que tem como objetivo simplificar os processos associados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do fundo.

O site promete menos burocracia para melhor adaptar os usuários ao ambiente digital, com a inclusão de serviços como canais de atendimento, perguntas e respostas que são feitas com frequência, entre outros.

Calendário saque extraordinário FGTS

O valor do saque extraordinário do FGTS é de até R$ 1 mil por trabalhador - considerando a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS - segundo a Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao saque são os brasileiros que trabalham formalmente, ou seja, com carteira assinada (CLT). Confira o calendário:

Nascido em: Recebem dia:
janeiro 20/04 
fevereiro 30/04
março 04/05
abril  11/05
maio  14/05
junho 18/05
julho 21/05
agosto 25/05
setembro 28/05
outubro 01/06
novembro 08/06
dezembro 15/06

FGTS extraordinário 2022 consulta

Os trabalhadores podem consultar o saque do FGTS extraordinário pelo aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, ou pelo site da Caixa.

 

 

 

Comentários