Saúde

Como saber se está gravida? Confira os principais sintomas de gravidez

Durante cerca de 40 semanas, corpo e psicológico das mulheres gestantes passam por alterações; saiba os principais sinais de uma possível gravidez

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 10/05/2022 às 22:05
Notícia
Pixabay
Gestação é marcada por transformações no corpo e no psicológico das mulheres - FOTO: Pixabay

O período de gestação ou gravidez é de grande transformação na vida da maioria das mulheres. As mudanças se refletem em diversos aspectos da vida, e um deles é justamente o corpo.

Durante cerca de 40 semanas, muitas alterações físicas e psicológicas acontecem. No entanto, quem é mãe de primeira viagem muitas vezes pode não conhecer esses primeiros sinais da gravidez.

Por essa razão, a TV Jornal preparou uma lista com os principais sintomas de gravidez. Confira abaixo.

COMO SABER SE ESTÁ GRAVIDA? QUAIS OS SINTOMAS DE GRAVIDEZ?

A melhor forma de saber se está gravida é realizando um exame para dosagem do beta HCG, um dos hormônios produzidos na gestação, no sangue ou na urina.

Contudo, período de gravidez também é marcado por alguns sintomas comuns entre as mulheres.

ATRASO DA MENSTRUAÇÃO

O sintoma mais perceptível de uma possível gravidez é a ausência de menstruação. A menstruação acontece justamente quando não há fecundação no útero e as paredes internas do órgão se descamam.

Se o período menstrual ainda não chegou quando deveria, pode ser um sinal de gravidez.

AUMENTO DO TAMANHO DAS MAMAS E DA BARRIGA

As mamas crescem durante a gestação como uma forma de preparar o corpo para o período de amamentação após o nascimento do bebê.

Por essa razão, o crescimento dos seios também pode ser um sinal de gravidez. O crescimento do abdômen da gestante também acontece durante o período.

SENSIBILIDADE NOS SEIOS

Muitas mulheres se perguntam se a mama dolorida é sinal de gravidez. O fato é que a sensibilidade maior nos seios também é um sinal de possível gravidez.

ENJOO E VÔMITOS

Popularizado pelos filmes e séries, as náuseas são um sintoma clássico de possível gravidez e podem ser comuns nas primeiras semanas de gestação, persistindo por vários dias e aparecendo normalmente durante a manhã.

A nova caderneta da gestante 2022 do Ministério da Saúde aconselha a gestante a dar preferência para alimentos secos. Caso vomite e, ainda assim, não melhore do enjoo, uma unidade de saúde deve ser procurada.

CANSAÇO E SONOLÊNCIA

O cansaço e a sonolência também são sinais comuns de uma possível gravidez quando acompanhados dos outros sintomas.

ALTERAÇÃO NO APETITE

Por estarem gerando uma outra pessoa dentro de si, é comum que as mulheres sintam um aumento no apetite durante a gestação.

Comentários