
Grande parte do Brasil deve enfrentar uma frente fria histórica nos próximos dias.
A previsão da meteorologia é de que o país seja atingido por uma intensa massa polar provocada pela combinação de raros fenômenos meteorológicos.
Nas redes sociais, o evento vem sendo chamado de "erupção polar histórica".
Os serviços de meteorologia apontam para uma semana de frio atípico para o mês de maio, com início a partir desta segunda-feira (16).
De acordo com o Climatempo, a frente fria diminuirá as temperaturas em áreas do Sudeste, Centro-Sul, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Já no Norte e Nordeste, a previsão é de tempo abafado com chuva forte.
Frente fria histórica
Segundo o Climatempo, há previsão de neve e "chuva congelante" para regiões do Sul e geadas em outras áreas do país.
A temperatura deve chegar abaixo de zero na região central de Santa Catarina e em algumas cidades da Serra Gaúcha.
Meteorologistas do Climatempo indicam que o fenômeno pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano.
No Sudeste, a previsão é de chuvas ao longo do dia, nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A massa de ar frio avança rapidamente pelo país.
Neve na Serra Gaúcha
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma pequena chance de nevar nas serras gaúcha catarinense, entre a noite desta segunda-feira (16) e a madrugada da terça (17).
????#FrioIntenso: Brasil terá semana com frio intenso, ventos fortes, #neve e #geada.
— INMET (@inmet_) May 15, 2022
?????Atenção para os #ventosfortes no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a partir da noite desta segunda-feira (16).
Veja Nota completa????https://t.co/WspqvH1z5N#frio #neve #geada pic.twitter.com/vB5li9aUwE
Quanto tempo vai durar a onda de frio?
De acordo com o Inmet, a massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana, sendo assim a primeira onda de frio de 2022.
Chuva congelante, ciclone e neve
Ainda de acordo com a previsão do Climatempo, tecnicamente, o que deve ocorrer é o avanço de uma massa polar de grande intensidade, aliada a ocorrência de um ciclone extratropical, que deve ficar parado por diversos dias no oceano.
É esperado que este ciclone se movimente pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil.
A junção desses fenômenos deve causar maior umidade e provocar queda de neve, bem como a precipitação de um evento conhecido como "chuva congelante".
Segunda o Climatempo, o frio mais intenso está previsto para a partir do dia 17 de maio, principalmente entre os dias 18 e 19.
Pode nevar no Recife?
Com a perspectiva da chegada de uma frente fria histórica no país, muitos querem saber se o fenômeno atingirá o Estado de Pernambuco e se há chance de nevar no Recife.
A TV Jornal contatou a Apac - Agência Pernambucana de Águas e Clima - para saber como ficará o clima nos próximos dias.
Segundo o órgão, a frente fria não deve atingir Pernambuco, mas sim, as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.
Nas mídias sociais, o evento vem sendo chamado de "erupção polar histórica". Contudo, segundo a Apac, o termo não é reconhecido, uma vez que não foi definido pela agência.
Comentários